Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Campus Aracaju ganha laboratório de Biologia
ENSINO & PESQUISA

Campus Aracaju ganha laboratório de Biologia

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 11h11 | Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 11h11 | Última atualização em Terça, 17 de Agosto de 2021, 11h07

Projeto é uma iniciativa de três servidoras de cargos Técnico-Administrativos em Educação (TAE), biólogas de formação

2B2ED375 5C50 492D B6EA 05B9E27CA574O campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS) ganhou o seu primeiro Laboratório de Biologia direcionado a atividades de pesquisa e ensino. O espaço é de responsabilidade da Coordenação de Laboratórios de Ciências da Natureza (CLCNAT), gerida pela técnica de Laboratório Florilda Vieira da Silva, e está disponível a toda comunidade acadêmica. Por conta da pandemia do coronavírus não houve ato de inauguração.

1O projeto, executado em 2020, vem com o objetivo de oferecer um ambiente favorável à aprendizagem, no qual os estudantes possam realizar atividades experimentais e com potencial investigativo, incentivando, dessa maneira, o entendimento e o interesse pela ciência através do estudo da Biologia.

A ideia de construção do laboratório surgiu em 2019 no imaginário e coração de três servidoras técnicas-administrativas em Educação (TAE): Érika Cristina Teixeira dos Anjos Brandão, técnica de laboratório de Biologia, Irane Gonçalves, técnica em Assuntos Educacionais e Camilla Silen, auxiliar em Administração, todas biólogas de formação, participantes do edital número 27/Propex/IFS- Programa Institucional de Apoio a Laboratórios utilizados na Pesquisa, Extensão e Inovação nos campi (Pialab).

Érika Brandão ressalta o apoio que a equipe do projeto recebeu da Direção-geral do IFS campus Aracaju viabilizando os serviços de infraestrutura. “O apoio do professor Elber Gama (diretor-geral) foi fundamental para finalizar o projeto. Por meio de apoio institucional, sessão de espaço físico, de editais de financiamento, de projetos de pesquisas e da colaboração de alunos bolsistas e voluntários, esse espaço de pesquisa e ensino enfim se materializou. ”, comemora Érika Brandão.2

Os ex-alunos Kauan Rodrigo e Mariana Xisto, egressos do curso técnico em Química, integrado ao ensino médio, também integram a equipe de implantação e trabalho de manutenção do espaço. Em março deste ano, Mariana concorreu no processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores 2021 e foi selecionada para representar o estado de Sergipe com o projeto do Laboratório de Biologia do IFS campus Aracaju. “ Foi uma ideia muito elogiada pelos representantes da Embaixada”, afirma a egressa.

4F647BD2 12D6 412C 9564 B668C35A9BECD001FAE6 6434 45D3 AC45 8CC8BC7FAF14