Pesquisadores do IFS participam de dossiê sobre evasão escolar no país
Coleção de artigos é uma iniciativa da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (Abapeve)
O Dossiê Evasão Escolar em tempos de adversidades: saberes, políticas e práticas tem o propósito de estimular a produção de conhecimento e a melhor compreensão sobre um dos principais problemas da educação no Brasil. O professor doutor do Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, José Adelmo Menezes de Oliveira e a assistente social do IFS, doutora Ana Paula Leite Nascimento, são alguns dos organizadores, juntamente com a profa. dra. Rosângela Fritsch (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos) , e a profa. dra. Giuliana de Sá Ferreira Barros (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG), e a profa. dra. Cláudia Cunha Torres da Silva (Instituto Federal da Bahia - IFBA).
Os volumes 1 e 2 da coleção de artigos científicos estão publicados na Revista Labor, vinculada à Universidade Federal do Ceará, disponível para acesso no endereço eletrônico http://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor . O documento se inscreve como um espaço de interlocução de docentes, estudantes, pesquisadores e demais trabalhadores da educação, vinculados a instituições públicas e privadas, das diversas regiões do Brasil, que se interessam pelos desafios que afetam a educação, detidamente pela prevenção da evasão escolar.
O objetivo é compreender esse contexto, de modo a atuar no atendimento de demandas sociais e na análise e formulação de políticas e programas de combate e prevenção da evasão, em todas as instâncias do sistema educacional brasileiro. “Os efeitos perversos e injustos das desigualdades, e da ausência de políticas específicas para esse fim, vem gerando a exclusão de crianças, jovens e adultos das instituições educativas. Nessa perspectiva, buscamos uma publicação que provoque pesquisadoras e pesquisadores a contribuir na produção do conhecimento, pois, assim será possível visibilizar saberes e fomentar políticas e práticas relativas à evasão na Educação Básica, Profissional e Superior”, afirmam os organizadores do dossiê.
Após processo de avaliação, serão acolhidos os trabalhos que reflitam sobre os seguintes eixos temáticos: Aspectos epistemológicos, teóricos e metodológicos, Discussão sobre teorias e métodos concernentes ao fenômeno da evasão, Panoramas e Contextos: Diagnósticos e análise do contexto histórico e/ou atual acerca da evasão, Política e Gestão:Estudos que abordem os tipos e as formas de políticas, legislação e gestão e Práticas e Tecnologias: Experiências e práticas de prevenção e combate à evasão. A proposta é aprofundar os estudos, debates e favorecer a formulação de ações institucionais que efetivamente contribuam com a prevenção da evasão.
Professor José Adelmo Menezes de Oliveira possui doutorado em Educação com Tese sobre Formação Profissional da Pessoa com Deficiência e Mestrado em Educação Tecnológica, é especialista em Metodologia do Ensino Superior, licenciado em Pedagogia e lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica, desde 2009. É atual presidente da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica e Superior, no biênio 2020/2022, e atual Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica.
A assistente social Ana Paula Leite Nascimento, é pós-doutora e doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestra em Serviço Social, especialista em Escola e Comunidade, integrante do Grupo de Pesquisa “Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero” e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE).
Redes Sociais