Página inicial > Últimas Notícias > Aracaju > Ex-aluna de Engenharia Civil é aprovada em três mestrados
CARREIRA ACADÊMICA

Ex-aluna de Engenharia Civil é aprovada em três mestrados

Escrito por MARINEIDE BONFIM BASTOS | Criado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 11h15 | Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 11h15 | Última atualização em Sexta, 01 de Abril de 2022, 12h06

Egressa concluiu o curso no IFS campus Aracaju em 2021

beatriz sandesBeatriz Feitosa Sandes dos Santos foi aprovada nos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), em Engenharia Civil (PROEC) e em Engenharia e Ciências Ambientais (PPGECIA) da Universidade Federal de Sergipe. Entre os três cursos, ela optou por integrar o corpo discente do Prodema sob a orientação do professor doutor Gregório Guirado Faccioli, do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA) da UFS, com um trabalho sobre implantação de jardins filtrantes nos diferentes climas de Sergipe.

A estudante ingressou no Instituto Federal de Sergipe, campus Aracaju, em 2014, no curso de bacharelado em Engenharia Civil. Um ano depois, em 2015, inaugura sua trajetória no meio acadêmico com a primeira pesquisa de iniciação científica, sendo apresentada à esfera ambiental, mais especificamente reuso de água, área pela qual se apaixonou. A professora doutora Roseanne Santos de Carvalho, da coordenadoria de Edificações, foi sua primeira orientadora e impulsionadora no desenvolvimento de pesquisas durante toda a graduação. “Beatriz Sandes foi minha ex-aluna de Engenharia Civil e minha bolsista em projetos PROPEX/CNPQ/FAPITEC por alguns anos na graduação dela. É um orgulho para a instituição essa egressa estar alcançando tantas conquistas”, disse Roseanne.

Durante sua permanência no IFS Aracaju, a ex-aluna participou de cinco projetos de iniciação científica e tecnológica, que foram financiados pelas agências de fomento CNPQ/FAPITEC/PROPEX e que consolidaram a notoriedade da pesquisa para seu desenvolvimento. Concluiu o curso de bacharelado em Engenharia Civil em 2021, mesmo ano em que foi aprovada nos três mestrados. “O IFS me abriu portas para um cenário educacional no qual a pesquisa científica surgiu como uma ótima possibilidade de caminho a seguir, pois foi onde pude externalizar os meus anseios de sempre buscar conhecimentos. Dessa maneira foi possível trilhar uma trajetória de sucesso acadêmico. Hoje estou no mestrado e devo muito as possibilidades que o instituto me ofereceu, por meio da pesquisa, da ciência e do desenvolvimento pessoal. Além de tudo, quero agradecer, em especial, a minha primeira e querida orientadora profª dra. Roseanne Carvalho, que lá no início me deu a chance de adentrar nesse mundo da pesquisa e sempre foi uma grande incentivadora.”, disse Beatriz.

De acordo com a professora Roseanne é importante apresentar à sociedade os egressos que alcançaram grandes feitos, graças ao incentivo, a pesquisa e a educação de qualidade prestada pela instituição. Segundo a docente também é necessário estimular constantemente os alunos para que desenvolvam cada vez mais interesse pelas pesquisas e pelo mundo científico, que busquem projetos de iniciação científica. “O IFS possui discentes e docentes engajados a fazerem projetos de qualidade e é possível alcançar sucesso e contribuir com a formação de conhecimento para o mundo”, afirma.