Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Comunidade acadêmica participa de ação de prevenção do câncer
Campus Lagarto

Comunidade acadêmica participa de ação de prevenção do câncer

Escrito por Adrine Cabral | Criado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 11h17 | Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 11h17 | Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 11h21

Além do câncer de mama, alvo da campanha Outubro Rosa, alunos, servidores e terceirizados participaram de ações e orientações sobre diversos tipos da doença

Ação contra o cancer 4Pensando em uma formação integral de seus alunos, o Campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS), através da Coordenação de Saúde Escolar (Cose), promoveu a ‘Ação de Prevenção ao Câncer’ nos três turnos (manhã, tarde e noite) desta quarta-feira, dia 19. Além do câncer de mama, que é tema da campanha do Outubro Rosa, foram tratadas as formas de prevenção e diagnósticos de DSTS, câncer do colo do útero e de boca.

Na análise do diretor geral do campus, José Osman dos Santos, as instituições de ensino têm uma missão que vai além do conteúdo acadêmico. “A formação cidadã é um dos pilares do ensino e, assim, temos que nos preocupar em passar informações relevantes à sociedade, como na área de saúde, para que nossos alunos sejam, inclusive, multiplicadores deste conteúdo”, avalia.

Ação contra o cancer 2De acordo com Carla Mendonça, enfermeira lotada na Cose do Campus Lagarto, o objetivo da iniciativa foi trazer o tema do câncer para o ambiente escolar de maneira a melhor informar sobre a prevenção e diagnóstico. “Pretendemos chamar atenção para um assunto sério e cada vez mais recorrente, de forma que nosso público possa utilizar estes conhecimentos para si e replicar entre amigos e familiares”, ressalta a enfermeira.

Para esta ação informativa foram utilizados recursos interativos, como palestras, jogos, mesas expositivas, vídeos e, inclusive, com avaliação oral em consultório odontológico do campus. “Infelizmente a sociedade ainda conhece muito pouco sobre o câncer de boca, que pode ser detectado com uma avaliação do dentista. Sendo assim, promovemos esta avaliação e informamos melhor sobre este tipo de câncer”, explicou Aryana Cadorna, odontóloga do IFS/Lagarto.

Interação

Outra ação do evento consistiu em palestras ministradas por alunos de Medicina do Campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Esta parceria do IFS/Campus Lagarto com o curso de Medicina da UFS/Campus Lagarto já acontece há algum tempo e beneficia tanto os alunos do IFS, que obtém as informações corretas através de uma linguagem também jovem, como também é importante para os alunos da UFS, que colocam em prática o que aprendem em sala de aula”, analisa Vigildásio dos Santos Conceição, médico do IFS e professor da UFS.

Ação contra o cancer 1 Ação contra o cancer 3 Ação contra o cancer 7

O aluno Matheus da Silva Almeida, que cursa licenciatura em Física, assistiu às palestras para melhor se informar sobre um caso próximo a ele. “A mãe de minha namorada está em tratamento contra o câncer e, acompanhando de perto, sei o quanto é importante cuidar para prevenir ou para obter um diagnóstico precoce”, pontua.

Para Camilla Santos Barbosa, estudante do primeiro ano integrado com o curso de Eletromecânica, a informação é a principal arma na luta contra o câncer. “Muitos acabam recebendo orientações incompletas ou erradas, o que é complicado. Através da ação pudemos conhecer algumas formas da doença, bem como conhecer formas de detectar e tratar”, detalhou a aluna.