Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Colóquio de Sistemas de Informação apresenta os vários perfis do profissional da área
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Criado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 12h02 | Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 12h02

BSI Seleção 1Realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, o evento contou com participação de alunos egressos e exposição das linhas de pesquisa dos professores do curso

O curso de bacharelado em Sistemas de Informação propicia ao aluno concludente um leque de opções de campos de atuação, desde as diversas áreas do mercado de trabalho até a carreira acadêmica. Essas múltiplas possibilidades foi o centro dos debates no I colóquio dedicado à área no Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto, promovido pela Coordenadoria de Sistemas de Informação nos dias 29 e 30 de janeiro.

O evento se iniciou com uma roda de conversa sobre saúde mental. As psicólogas do campus, Débora Lima e Carla Storino, e a aluna Ana Carla Nascimento iniciaram o debate a partir da analogia do pensamento humano como um sistema computacional, que precisa ser analisado e organizado. A apresentação inicial proporcionou a participação de diversos alunos, que relataram experiências pessoais e fizeram questionamentos a respeito do tema. Para Débora Lima, “é preciso, antes de tudo, que os indivíduos consigam distinguir, com ajuda de amigos ou mesmo de profissionais, as dificuldades ‘naturais’ de problemas mais profundos, para que, depois disso, se possa buscar o tratamento adequado”.BSI Seleção 2

A partir de então, ganharam destaque no evento as apresentações e discussões acerca das diversas linhas de pesquisa e áreas de atuação em que podem se inserir o analista de sistemas. O tema percorreu da apresentação de alunos egressos à exposição das pesquisas em andamento por professores do curso.

O ex-aluno Alex Amorim, hoje técnico em Tecnologia da Informação (TI) do Campus Lagarto, destacou que sua experiência profissional lhe permite afirmar que, “mesmo não trabalhando em uma empresa em que a TI seja atividade-fim, é possível que o analista protagonize projetos importantes”. Por sua vez, Railan Xisto, egresso do campus que fez intercâmbio nos Estados Unidos, afirma que a carreira acadêmica também proporciona grandes ganhos para o profissional da área, sobretudo porque ela problematiza as soluções em uso no mercado.

Para o coordenador do colóquio, professor Mário André Farias, o evento ganha por congregar diferentes pontos de vista que, na verdade, se complementam. “A ideia do colóquio é apresentar o curso e integrar os alunos, as diferentes visões, para que estas tenham aqui um ponto de encontro”, destaca o coordenador.

BSI Seleção 4O diretor do Campus Lagarto, professor José Osman dos Santos, presente na mesa de abertura do evento, afirmou que “um dos principais efeitos de eventos como esse é propiciar o conhecimento por meio de uma linguagem diferente daquela usada na sala de aula”, o que torna disponível ao aluno uma formação completa. Além do diretor do campus, também estiveram presentes na solenidade de abertura a pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Ruth Sales, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, José Luciano Morais.

Assunto(s):