Página inicial > Últimas Notícias > Lagarto > Sob diferentes perspectivas, evento debaterá o estudo das cores
ARQUITETURA E URBANISMO

Sob diferentes perspectivas, evento debaterá o estudo das cores

Escrito por CESAR DE OLIVEIRA SANTOS | Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 09h22

Promovido pela Coordenadoria de Arquitetura e Urbanismo do Campus Lagarto, o "Diálogos Sobre Cores" acontecerá no próximo sábado, 23, e é o primeiro de quatro encontros temáticos

Ciclo de Palestras da COAUNo próximo sábado, 23, terá início o I Ciclo de Palestras em Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Sergipe. Organizado pela Coordenadoria de Arquitetura e Urbanismo do Campus Lagarto, o evento contará com quatro encontros ao longo deste semestre letivo, sendo que a participação em cada um deles dará direito a um certificado de quatro horas. A proposta é discutir temas que sejam diretamente relacionados à prática profissional do arquiteto.

Nesse sentido, o primeiro debate trará uma discussão interdisciplinar sobre um assunto bastante pertinente para a composição e percepção dos ambientes: as cores. Denominado de "Diálogos Sobre Cores", o encontro apresentará as perspectivas da arquitetura, da engenharia, da física e das artes visuais acerca de como o fenômeno cromático impacta em nossa relação com ao mundo à nossa volta. As palestras serão ministradas pelos professores Jarbas Sampaio (da área de Física), Michella Mendonça (de Engenharia Civil), Sandra Graça (de Arquitetura e Urbanismo) e Márcio Lima (de Artes Visuais).

Para o coordenador do evento, o professor Luciano Vasconcelos, ao focar nesse tema, o encontro do próximo sábado dará a oportunidade de os estudantes aprofundarem os conhecimentos sobre um assunto central no exercício da arquitetura. “Seja em ambientes internos, seja em espaços públicos, as cores produzem inúmeros efeitos, os quais, inclusive, podem até ser contraditórios entre si. A cor imprime personalidade a um espaço e, ao ser utilizada, pode interferir de maneira expressiva nas sensações”, destacou o docente.

Embora tenha como público-alvo os estudantes de Arquitetura e Urbanismo do IFS, o evento é aberto a alunos de outras áreas e até ao público externo. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Publicação do IFS, o Sispubli. As palestras ocorrerão pelo Google Meet, cuja sala terá limite de 200 pessoas, mas, para ampliar o número de participantes, elas serão transmitidas em tempo real pelo canal do curso de Arquitetura e Urbanismo no Youtube (IFS Arquitetura).