Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Formatura de Edificações marca retorno das solenidades presenciais em Estância
MOMENTO HISTÓRICO

Formatura de Edificações marca retorno das solenidades presenciais em Estância

Criado: Terça, 17 de Mai de 2022, 12h13 | Publicado: Terça, 17 de Mai de 2022, 12h13 | Última atualização em Terça, 17 de Mai de 2022, 12h39

Discursos enfatizaram capacidade de superação dos formandos e do IFS durante a crise imposta pela pandemia

Por Carole Ferreira da Cruz

Formatura Edificaçõespospandemia 2A turma concluinte do curso técnico subsequente de Edificações do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância vivenciou a primeira formatura presencial após o ensino remoto emergencial na última sexta, dia 13. A solenidade representou um marco histórico para a instituição diante da trajetória de superação dos formandos, que começaram e concluíram o curso na modalidade remota durante os primeiros anos da pandemia de Covid-19.

A sessão solene foi aberta pela reitora Ruth Sales Gama de Andrade, que enfatizou os ensinamentos trazidos pela pandemia e o diferencial da formação integral de excelênciaFormatura Edificaçõespospandemia Capa ofertada pelo IFS. Em seguida Emilly Menezes Santos prestou o juramento e foram entregues as declarações de conclusão do curso. “Tudo tem um propósito maior e o que aconteceu nos ensinou a valorizar mais o ser humano, o amor e a família. Tenho certeza que vocês sairão dessa experiência profissionais mais fortes, sensíveis e empáticos”, ressaltou a reitora.

O orador do turma, Fernando Alves Santos, lembrou que os formandos ingressaram no curso sem a menor noção do momento turbulento que teriam de enfrentar e do quanto iriam se superar diante das adversidades. “Nesse período atípico, todos os professores e alunos tiveram que se adaptar a um novo método de ensino, que foi o ensino remoto. No primeiro momento foi desafiador para todos, porém abriu novas possibilidades de aprimorar o aprendizado”, reconheceu.

Formatura Edificaçõespospandemia 3A professora Fernanda Martins Cavalcante de Melo encorajou seus ex-alunos, agora profissionais, a seguir seus sonhos com perseverança e determinação. “Saibam que me sinto imensamente feliz, emocionada e honrada por ter sido escolhida paraninfa. Momentos como esse me inspiram e me motivam a exercer minha amada e escolhida profissão: professora. Mesmo em um país que não honra esse nobre exercício, continuo acreditando na educação como agente de transformação e libertação”, afirmou.

Emoção

A diretora do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, fez um discurso emocionado sobre a vitória da vida e da ciência e agradeceu, na pessoa da reitora, a toda a equipe do IFS pelo empenho na superação das adversidades e no apoio integral aos estudantes. “A pandemia veio para nos reinventar e fazer refletir: que o reinventar só tem sentido quando somos mobilizados para um propósito maior e que uma ação só se torna efetiva de forma coletiva e para o bem comum”, destacou.