Diretora do Campus Estância recebe título de Cidadão Estanciana
Honraria foi concedida em reconhecimento aos serviços prestados como gestora do IFS na região Sul
A diretora do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, recebeu o título de Cidadã Estanciana em solenidade realizada na Câmara de Vereadores na última terça, dia 20. A honraria foi concedida em reconhecimento aos serviços prestados como gestora do IFS na região Sul, que têm contribuído para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social de milhares de jovens.
Sônia tem uma estreita ligação com Estância: sua avó materna era estanciada e foi no município onde iniciou sua carreira na educação pública como professora da Escola Municipal Senador Júlio César Leite entre os anos de 2004 a 2006. Em 2010, foi aprovada no concurso do IFS e lotada no Campus Estância, onde é diretora desde 2016 – até 2018 na condição de “pro tempore”, depois eleita e, este ano, reeleita pela comunidade acadêmica com 71,31% dos votos válidos.
A diretora é graduada em Letras, tem Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e é líder do Grupo de Pesquisa em Estudos de Texto, Leitura e Linguagem (GETELL), que atua principalmente nos seguintes temas: educação profissional; estudos da linguagem e ensino; formação de leitores; história da leitura; educação feminina. É egressa do IFS, onde cursou Eletrônica de 1998-1999 no Campus Aracaju.
Em discurso na Câmara de Vereadores, Sônia expressou todo seu agradecimento e destacou que o reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo. “Nesse caminhar, temos estreitado diálogo com diversos setores da sociedade para fortalecer os arranjos produtivos locais. Para tal, muitas parcerias temos firmado com a prefeitura, com as suas secretarias e com entes públicos e privados para o fomento de ações e desenvolvimento tecnológico e social, que visem a contribuir para o desenvolvimento de Estância e da Região Sul Sergipana”, enfatizou.
Redes Sociais