Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Acolhimento do Campus Estância prioriza troca de experiências
INSPIRAÇÃO PARA OS NOVATOS

Acolhimento do Campus Estância prioriza troca de experiências

Criado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 11h05 | Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 11h05 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 12h22

Veteranos compartilham trajetória na instituição e oportunidades que o IFS oferece para quem quer se desenvolver no curso

*Por Carole Ferreira da Cruz

Acolhimento subsequente publico2O Acolhimento 2023.2 do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância priorizou a troca de experiências e destacou as oportunidades que os alunos ingressantes terão durante a trajetória na instituição. A programação contou com a participação ativa dos servidores e da comunidade estudantil, que apresentaram os serviços oferecidos, os cursos, os gestores e os coordenadores, assim como o funcionamento dos setores diretamente ligados à área de ensino.

Acolhimento subsequente publico falaNAPNEO foco principal do evento foram os estudantes dos cursos técnicos subsequentes e de Formação Inicial e Continuada (FIC), que tiveram um proveitoso momento com os veteranos para buscar inspiração, motivação e visualizar os caminhos para aprimorar o aprendizado e crescer profissionalmente.  A acolhida contou ainda com apresentação cultural e de vídeo institucional, as boas-vindas da gestão e a entrega do fardamento e dos kits de material escolar.

Para a pedagoga Cassiana Nascimento Matos, integrante da comissão organizadora, o Acolhimento 2023.2 foi um momento importante para os novos alunos se familiarizarem com a instituição e partilharem experiências. “Os ingressantes puderam obter a referência de alguém que já está a mais tempo no curso, compartilharam interesses comuns e se inteiraram sobre as oportunidades de pesquisa, extensão, estágio, mercado de trabalho”, destacou.

Concluinte do curso subsequente de Eletrotécnica, o estudante João Pedro da Silva Mota, 24 anos, falou das oportunidades que o IFS possibilitou, como monitoria, pesquisa, estágio e aprovação na universidade federal. “Eu já recebi duas propostas de trabalho e vou começar no próximo semestre o curso de Engenharia Eletrônica na UFS. Por isso, falei do meu crescimento na instituição e me coloquei à disposição”, relatou.

No último período do curso subsequente de Edificações, João Antônio da Silva Laudino, 39 anos, mencionou as dificuldades de quem decide voltar a estudar após muito tempo fora de sala de aula. “Quis passar uma mensagem para aqueles pais e mães de família sobre o quanto é difícil voltar à escola já mais velho, com filho, esposa e trabalho para conciliar. Muitas vezes senti vontade de desistir, mas a vontade de vencer foi sempre maior e agora já estou na reta final”, contou.

Turmas do integrado

As tumas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio receberam as boas-vindas da Gerência de Ensino (GEN) e da equipe multidisciplinar em sala de aula. Além de desejar um semestre produtivo e se colocar à disposição, a visita suscitou uma reflexão sobre a importância de cada aluno fazer uma auto-avaliação do semestre passado, que leve em conta os acertos, erros e ajustes necessários na retomada do ano letivo para que melhorem o rendimento e a aprendizagem.