Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância recebe capacitação do SEI nesta quarta
GESTÃO DOCUMENTAL

Campus Estância recebe capacitação do SEI nesta quarta

Criado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 09h13 | Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2023, 09h13 | Última atualização em Terça, 17 de Outubro de 2023, 09h23

Atividade irá simular situações do cotidiano profissional, tirar dúvidas e detalhar o módulo de Pesquisa Pública

*Por Carole Ferreira da Cruz

Capacitação SEI CARDO Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância vai realizar a capacitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no próximo dia 18 de outubro, das 09h às 16h, no Laboratório de Informática II. A atividade possibilitará que os participantes simulem situações vivenciadas no cotidiano profissional, tirem dúvidas a cerca das funcionalidades dessa ferramenta e conheçam melhor o módulo de Pesquisa Pública, um instrumento de promoção da transparência que visa atender à Lei de Acesso à Informação (LAI).

As inscrições estão abertas até a véspera do evento, dia 17, e devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), no caso dos servidores efetivos. Os servidores terceirizados podem participar e devem se inscrever pelo e-mail  processoeletronico@ifs.edu.br. O número de vagas é limitado e os possíveis excedentes ficarão na lista de espera.

A capacitação será conduzida pela coordenadora Geral de Protocolo e Arquivo, Manuela do Nascimento Silva, graduada em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestra em Ciência da Informação e Conhecimento pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). As oficinas do SEI foram realizadas inicialmente na Reitoria e no Campus Aracaju para, num segundo momento, chegar até os campi. O objetivo é que, até o final do ano, todos os servidores possam dominar as funcionalidades do sistema.

Daniela Santana Capacitação SEISegundo a coordenadora de Protocolo e Arquivo do Campus Estância, Daniela Santana Santos, a implantação do SEI significou um marco na transformação digital da instituição. “O sistema trouxe inúmeros benefícios, por meio de práticas inovadoras que possibilitaram maior eficiência por meio do trabalho remoto, maior acesso à informação, celeridade e produtividade, além da sustentabilidade ambiental. A utilização do SEI possibilita o abandono do uso do papel e a diminuição dos custos operacionais”, enfatizou.

A capacitação dos servidores é fundamental para que o instituto siga avançando na gestão documental e qualidade dos serviços prestados, com eficiência, transparência e sustentabilidade. O SEI foi adotado pelo IFS em 2022 como solução de processo eletrônico para auxiliar na execução do fluxo de trabalho e na transparência das informações institucionais. Desde então, tem possibilitado a libertação do paradigma do papel como suporte para documentos, o compartilhamento do conhecimento e a comunicação de novos eventos em tempo real.

Módulo Pesquisa

A oficina dedicará atenção especial às funcionalidades do Módulo de Pesquisa Pública, que permite ao cidadão pesquisar os processos administrativos completos, inclusive com os documentos que os compõem, reservando o nível de acesso conforme hipótese legal. As buscas podem ser realizadas por meio do número do processo, nome do interessado ou por inserção de palavras chaves, além de possibilitar a busca de unidade administrativa, tipo de processo ou período de autuação.

No âmbito do SEI, são definidas três categorias de níveis de acesso: o Público, quando as informações não possuem restrição e podem ser disponibilizadas e acessadas por quaisquer usuários; o Restrito, quando as informações são disponibilizadas apenas para as unidades institucionais que o processo esteja tramitando ou já tenha tramitado; e o Sigiloso, quando as informações têm acesso limitado a pessoas credenciadas por legislação.

Caberá aos servidores vinculados às unidades administrativas categorizar as informações produzidas no SEI. Para tanto, é fundamental avaliar cuidadosamente o assunto dos processos e dos documentos a serem autuados no sistema e definir o mais preciso possível o nível de acesso. O  Módulo de Pesquisa Pública do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi instituído pela a Portaria IFS n° 3.662/2022 e implantado a partir de 01 de janeiro de 2023.

Anote aí:

O quê? Capacitação do SEI - Campus Estância

Quando? 18/10/2023

Onde? LAB de Informática II

Hora? 09h às 16h

Para categorizar as informações do Módulo Pesquisa

Observar a legislação:

Art. 31, da Lei nº 12.527/2011

Lei nº 13.709/2018

Lei n° 13.709/2018

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

Portaria IFS nº 2830/2021