Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância obtém aprovação recorde no mestrado em Engenharia da UFS

Campus Estância obtém aprovação recorde no mestrado em Engenharia da UFS

Criado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 11h08 | Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 11h08 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 11h34

Ótimo desempenho do curso se deve às oportunidades de pesquisas, extensão, monitoria, patente e registros de software

*Por Carole Ferreira da Cruz

Aprovação Mestrado Eng5O curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância obteve 25% de aprovação na seleção de mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (PROEC/UFS). Do total de 20 vagas ofertadas, 5 ficaram com egressos do campus, que conquistou o segundo lugar e mais a vaga de primeiro excedente. Foi uma das maiores aprovações de uma única instituição da história do programa.

Entre os aprovados formados pelo IFS - Campus Estância estão Iago Nathan Barreto Menezes de Souza, Lucas Araujo dos Santos, Silviane Oliveira Santos, Thays Aires Mendonça e Handellon Kleyton de Jesus Santos. Natália Ramos dos Santos ficou na primeira excedência e ainda tem a chance de ingressar. Mais dois ex-alunos de engenharia conseguiram aprovação no mestrado da UFS pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais (P2CEM): Gabriel Duque de Almeida Neto e Anny Salonny Santos Nascimento.

ThiagoRemacreDesde que formou a primeira turma de engenheiros da região Sul em 2019, o campus tem obtido excelente aprovação nos mestrados da Universidade Federal de Sergipe e de outras instituições de excelência.  A coordenação do curso atribuiu o ótimo desempenho à capacidade do IFS de agregar à formação em engenharia atividades complementares como pesquisa de ponta, publicações em revistas científicas, patentes e registros de software, além de eventos como semana acadêmica e de extensão que contribuem para o incremento da formação e do currículo lattes dos estudantes.

“A aprovação recorde demonstra que nosso trabalho está incentivando os alunos a continuar no eixo formativo e a força do curso em possibilitar oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas e publicações, a participação em programas de monitoria, seminários, palestras e ações de extensão que promovem a interlocução com a comunidade. Tudo isso possibilita uma formação de 360° na engenharia e um currículo lattes diferenciado”, ressaltou o coordenador de Engenharia Civil, Thiago Remacre.

Aprovação Mestrado Iago2Para Iago Nathan Barreto Menezes de Souza, aprovado em segundo lugar no mestrado da UFS, o IFS representou um ponto crucial na sua trajetória pessoal e profissional. “O contato com a pesquisa de iniciação científica, a extensão, os projetos e registros de softwares foram o grande diferencial da minha formação inicial. Essa conquista tem um significado profundo para mim, indicando que estou trilhando o caminho correto e que é apenas o começo de uma longa jornada acadêmica”, destacou, ao agradecer à instituição e aos professores, em especial Adysson Fortuna e Herbert Melo.

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFS foi autorizado pela CAPES no dia 10 de dezembro de 2010 e começou as atividades oficialmente em janeiro do ano seguinte com a divulgação do edital para inscrições de candidatos ao mestrado acadêmico. O curso de mestrado do PROEC tem como concentração a área de Construção, que envolve diferentes especialidades: Sistemas Estruturais; Gestão e Meio Ambiente; Engenharia Geotécnica e de Pavimentos; Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos; e Tecnologia dos Materiais.