IFS entrega à sociedade os mais novos engenheiros civis da região Sul
Formatura ocorreu no mesmo ano em que o curso do Campus Estância completa uma década
*Por Carole Ferreira da Cruz
O Instituto Federal de Sergipe (IFS) entregou à sociedade os mais novos engenheiros da região Sul no mesmo ano em que o curso de Engenharia Civil do Campus Estância completa a primeira década de existência. A formatura ocorreu no auditório da instituição e contou com a presença de familiares, amigos, professores e servidores do quadro técnico-administrativo.
A solenidade foi aberta pela diretora Sônia Pinto de Albuquerque Melo, que representou a reitora Ruth Sales Gama de Andrade e compôs a mesa ao lado do gerente de ensino, Leonardo Bonfim, e do paraninfo e coordenador do curso, Thiago Augustus Remacre Munareto Lima. Os formandos Camila Silva Santos e Ian Tiago Santos da Mota representaram a turma como juramentista e orador, respectivamente.
O destaque da noite foi o discurso emocionado do orador, que enalteceu a coragem dos companheiros durante a desafiadora jornada de cursar engenharia, muitos dos quais vindo de outras cidades para morar em Estância. “Aprendemos a ser corajosos, aprendemos a olhar para o futuro respeitando suas incertezas, mas sem medo de desbravá-lo”, afirmou Ian Tiago.
E continuou: “O dia de hoje, nossa formatura, tem como brasão essa coragem estampada no peito. Coragem de um dia termos deixado nossas casas em busca de um sonho, coragem de irmos a campo, de enfrentarmos ambientes que não são tão amigáveis e, principalmente, coragem de termos enfrentado e apreciado todas as disciplinas do curso para agora estarmos aqui”.
Na sua fala, o orador deixou claro que o medo foi o principal propulsor da árdua caminhada até a formatura. “É importante dizer que ter coragem não é deixar de sentir medo, mas sobretudo é mesmo com o medo não deixar de ir. […] Foi por causa do medo que nós nos tornamos tão responsáveis quanto somos, tão perseverantes quanto somos e também tão corajosos”, destacou.
Desafios e oportunidades
O paraninfo enalteceu os desafios e oportunidades dessa nova etapa que se inicia. “O engenheiro civil moderno não é mais apenas um profissional que resolve problemas de uma obra ou realiza projetos. Hoje, vocês devem ser versáteis, capazes de liderar equipes, gerenciar recursos e se adaptar às constantes mudanças tecnológicas. A busca contínua por conhecimento e a capacidade de inovar serão fundamentais para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, aconselhou.
A diretora enfatizou a satisfação de entregar à sociedade profissionais altamente qualificados para desempenhar suas funções e atuar com ética, responsabilidade social e ambiental. “Recorrentemente, nossos egressos de Engenharia Civil têm alçado lindos voos: aprovações em concursos, mestrados, doutorados e iniciativas empreendedoras. Nesse contexto, quero parabenizá-los, assim como aqueles que os apoiaram para a concretização desse sonho”, discursou.
Redes Sociais