Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância lidera Região Sul na Olimpíada do Território de Sergipe
RESPONSABILIDADE SOCIAL

Campus Estância lidera Região Sul na Olimpíada do Território de Sergipe

Criado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 12h12 | Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 12h12 | Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 12h18

Projeto Eco Pães propôs troca de sacolas plásticas nas padarias por sacos de pano feitos de retalhos de industrias têxteis

Eco PaesO Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância foi a melhor equipe da Região Sul na Olimpíada do Território de Sergipe (OTS), uma maratona de ideias que apoia projetos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no país. O evento é uma realização da Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus do Sertão com apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Horimo e alunasA equipe formada pelas alunas do curso técnico em Sistemas de Energias Renováveis, Zara Zoé, Ketlly Beatriz e Ellen Hipólito, sob a orientação do professor José Horimo Medeiros, desenvolveu o projeto Eco Pães, que propôs a troca de sacolas plásticas nas padarias de Estância por sacos de pano feitos de retalhos de industrias têxteis e de lojas de tecidos. A medida, de baixo custo e fácil implementação, reduziria os dados ambientais causados às praias e estuários da Região Sul.

Segundo Ellen Hipólito, a produção indevida de sacos plásticos cresce em todo o mundo e é uma das principais causas da poluição do oceano, dos danos à vida selvagem e da degradação do solo. “Essa conquista foi uma grande demonstração de esperança. Muitas  vezes pensamos  que nossas ideias  não são boas o suficiente, mas nosso resultado na olimpíada nos provou o contrário. Com certeza  iremos insistir para que da próxima  vez a gente consiga melhorar mais e mais”, comemorou.

Sobre o evento

Exclusiva para estudantes do ensino médio da rede pública, o evento foi realizado no período de 12 a 14 de junho para estimular a criatividade, o trabalho coletivo e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os problemas atuais da sociedade com autonomia e responsabilidade social. A olimpíada ocorreu em formato híbrido (presencial e online) e envolveu 139 estudantes. Ao todo, 98 projetos foram aprovados, dos quais dez saíram finalistas e cinco receberam premiação.

O desafio propôs a criação de ideias inovadoras envolvendo as novas fronteiras da ciência na forma de um produto ou serviço que pudesse solucionar algum desafio do território sergipano, seja na agricultura familiar, no turismo, no comércio, na indústria ou na sociedade. A intenção foi valorizar a importância da ciência e da inovação para o progresso da sociedade.

Para o professor José Horimo Medeiros, a participação em olimpíadas do conhecimento é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem e para a troca de conhecimentos. “Como padrinho e professor do Instituto Federal, o resultado de chegar em destaque como melhor equipe do território sul mostrou que estamos no caminho certo ao priorizar pesquisas aplicadas à realidade social”, enfatizou.