Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Feira de Ciências faz história no Campus Estância
Início do conteúdo da página
FEICE

Feira de Ciências faz história no Campus Estância

Criado: Terça, 19 de Novembro de 2024, 14h22 | Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2024, 14h22 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 14h32

Programação contou com 52 trabalhos, 10 competições, performances, exposições, palestras, atividades culturais e oficinas

*Por Carole Ferreira da Cruz

Feice4Cerca de mil pessoas conheceram de perto o resultada produção acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância durante a  IV Feira de Ciências (FEICE), que englobou a Feira de Integração Científica, a II Semana dos Técnicos, a II Semana de Engenharia - Engeweek e a premiação das equipes vencedoras da Competição de Foguetes. As apresentações de trabalhos e os desafios científicos marcaram essa jornada de aprendizado, conexão, inovação e muita criatividade.

Feice8A programação, que começou no dia 13 e se estendeu até 14 de novembro, contou ainda com performances, exposições, palestras, atividades culturais e recreativas, oficinas e rica troca de conhecimentos. Os números impressionam: 52 trabalhos expostos, entre bancadas e salas temáticas, 10 competições, 20 pessoas envolvidas diretamente na organização e seis meses de planejamento.

As apresentações exploraram variados formatos e estratégias, como imersões, demostrações de experimentos, recursos de interatividade, banner acadêmico,  realidade aumentada e realidade virtual. Além disso, abrangeram áreas que foram da robótica, energia solar e inteligência artificial, passando por temáticas relacionados ao meio ambiente, engenharia, eletrotécnica, biologia, saúde, física, arte, história, línguas, cinema e muito mais.

Premiação

A comissão organizadora premiou os melhores trabalhos com base em critérios como inovação e criatividade, aplicação de métodos científicos, profundidade, clareza e domínio do conteúdo. O anúncio da premiação reuniu estudantes, servidores, visitantes e foi marcada pelo entusiasmo das torcidas e a emoção dos vencedores. Na categoria sala temática, o grande vencedor foi o LudoIFS – desenvolvimento de jogos físicos educativos como estratégia inovadora para o ensino da história.

FEICE12Já na categoria trabalho de palco o ganhador foi Ecofashion - sustentabilidade em forma de moda. Na categoria trabalho de bancada venceu Preservação e valorização do patrimônio cultural de Estância. A equipe 52, formada pelos estudantes Ronald Tavares, João Henrique, Josan Mateus e Daniel Gustavo, emplacou um lançamento de 184m que ultrapassou os muros da instituição e conquistou a primeira colocação na Competição de Foguetes, que reuniu 62 competidores.

Euforia, nervosismo e muita expectativa marcaram as comemorações durante a premiação dos lançadores de foguetes, a etapa preparatória e um dos momentos mais esperados da IV FEICE. Além dos três primeiros colocados, nesta edição foram premiadas duas novas categorias: “Foguete mais bonito” (equipe 11) e “Foguete engenhoca” (equipe 21), que se destacou na aerodinâmica, estrutura da base e na montagem das aletas.

Salas temáticas

Feice5As salas temáticas atraíram especialmente o interesse dos visitantes. O IFS Encena produziu um vídeo e criou um ambiente interativo para contar a história do cinema brasileiro, passando pelas populares Chanchadas e a linguagem política do Cinema Novo de Glauber Rocha. O LabHist montou um museu baseado na relação entre objetos familiares e narrativas históricas, que resgatou a memória dos lares dos estudantes e proporcionou uma experiência afetuosa e nostálgica.

Essa conexão com a ancestralidade emocionou não só o público, mas sobretudo os alunos envolvidos na atividade, que doaram pilão, lamparinas, ferro a carvão, telefones e demais pertences de valor sentimental. “Quando procurei minha avó para saber mais sobre a antiga máquina de costura, fiquei comovida com os relatos e tudo o que representou para a trajetória de superação dela”, lembrou Laura Emilly dos S. Costa, 15 anos, do curso de Sistemas em Energia Renovável.

DSC 8160Outra sala temática de destaque foi “Energia nuclear e suas nuances”, que resgatou a história da cientista responsável pela descoberta da radioatividade, Marie Curie, para demonstrar os usos positivos e negativos dessa tecnologia, capaz de realizar sofisticados diagnósticos na área de saúde e matar milhões de pessoas com as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.


Feice2A sala “La casa de papel - desvendando crimes: falsificação e fraudes eletrônicas” bateu recorde de visitas ao usar recursos da química forense, física, eletrotécnica e novas tecnologias para mostrar como desativar alarmes, falsificar pedras preciosas e eliminar impressões digitais. “Fiquei fascinado, prestei atenção em tudo, achei o trabalho maravilhoso. Valeu a pena enfrentar a fila. Deu até vontade de estudar no IFS”, afirmou Robert Cauã dos Santos Barbosa, 15, da Escola Municipal Laura Cardozo. 

Na modalidade bancada, chamaram a atenção a criação de jogos com base em eletrônica e tecnologias digitais, os experimentos de robótica, os ambientes instagramáveis e o projeto integrador do curso de Edificações, que montou empresas fictícias com o objetivo de desenvolver plantas de casas populares sustentáveis para atender a demanda social do povoado Ouricuri, comunidade pesqueira do município de Estância.

Eventos paralelos

FEICE 2 THYRZA458A Engeweek 2024 e a Semana dos Técnicos atraíram um público mais maduro e apresentaram tendências, práticas avançadas e demais aspectos profissionais nas áreas de Engenharia Civil, Edificações, Eletrotécnica e Sistemas em Energia Renovável. Mas a grande atração ficou por conta dos desafios científicos, que mobilizaram torcidas, despertaram o interesse dos visitantes e encerraram as atividades realizadas durante a FEICE.

Num ambiente de rica troca de conhecimentos, os estudantes arrasaram com seus projetos e mostraram que é possível aprender com diversão. Em meio aos olhares atentos e curiosos de uma plateia empolgada, os alunos tiveram a oportunidade de revelar seus talentos em competições científicas como a da bomba de aríete, molas reticuladas, pórtico ovo, ponte de palito de picolé, instalações elétricas e de equipamento de topografia, talude e muito mais.

Para o coordenador de pesquisa e extensão do Campus Estância, Tiago Cordeiro, foi gratificante ver o protagonismo dos estudantes. “Os últimos dias foram intensos e envolveram muita dedicação. É notório o quanto cada membro dessa equipe, independentemente da função, acredita na transformação pela educação. A programação ficou mais espetacular com a Semana de Engenharia Civil e a Semana do Técnico. Mais uma vez o Campus Estância deixa sua marca na sociedade”, avaliou.

*Cobertura fotográfica realizada pelos monitores do projeto de audiovisual, sob a supervisão da Assessoria de Comunicação do Campus Estância.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57