Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância celebra 15 anos com muitas homenagens
Início do conteúdo da página
DEBUT

Campus Estância celebra 15 anos com muitas homenagens

Publicado: Segunda, 26 de Janeiro de 2026, 16h49 | Última atualização em Terça, 27 de Janeiro de 2026, 12h35

Inauguração do Memorial Vivo foi ponto alto das reverências

15 anos Campus Estância 1“Celebrar os 15 anos do Campus Estância é celebrar a maturidade institucional proporcionada pela Expansão da Rede Federal de EPT em Sergipe”. A citação é do pró-reitor de Pesquisa e Extensão (Propex) e reitor em exercício, José Osman dos Santos, em evento ocorrido no campus, na última sexta-feira (23), com presença de autoridades, ex-diretores, servidores, alunos e comunidade.

Para a diretora-geral do campus, Sônia Albuquerque, os 15 anos do Campus Estância representam, mais do que uma data simbólica, uma trajetória construída no cotidiano, marcada pelo compromisso com a educação pública. “Trata-se de um tempo que revela avanços institucionais importantes e o fortalecimento dos vínculos com a comunidade e com a região”, disse.

15 anos Campus Estância 10Ao longo de sua trajetória, a Campus Estância consolidou-se como um marco da educação pública e de qualidade no município e na região. “É o motor de formação profissional, tecnológica e desenvolvimento da Região Sul de Sergipe. E nessa data, não estamos comemorando apenas ‘paredes’ ou infraestrutura, mas a concretização de uma missão: oferecer educação profissional de qualidade social que transforma a vida das pessoas em seus territórios”, salientou José Osman.

15 anos Campus Estância 9“O Campus se consolidou como espaço público de formação, ampliando sua oferta de cursos, fortalecendo as ações de ensino, pesquisa e extensão, estreitando relações com parceiros institucionais e contribuindo diretamente para a formação de jovens e adultos mais críticos, qualificados e socialmente comprometidos”, completou a diretora.

E seguindo essa trajetória, o campus é referência em ofertas de cursos alinhados com os arranjos produtivos, e continua crescendo com a oferta de novos cursos. “Um exemplo é o curso de Jogos Digitais, e também o segundo curso de graduação, no caso Letras que será ofertado este ano, fortalecendo a educação básica regional. Além disso, o trabalho no Campus é reconhecido pela sociedade, por meio dos selos ODS Educação, conquistado ano após ano”, evidenciou Osman.

15 anos Campus Estância 8De acordo com Sônia Albuquerque, muitos egressos seguiram diferentes trajetórias após a conclusão de seus cursos no campus Estância. “Alguns ingressaram no mundo do trabalho, outros deram continuidade à formação acadêmica, acessando cursos de graduação e pós-graduação, inclusive em nível de mestrado, ampliando seus projetos de vida e atuação social. Nesse sentido, a importância do Campus Estância para a região está na sua capacidade de articular formação técnica, científica e humana, promovendo inclusão, mobilidade social e novas possibilidades de futuro para a população”, destacou.

Passado, presente e futuro

Para falar do presente, o campus resgatou o passado. Na celebração dos 15 anos, os ex-diretores foram homenageados pela contribuição à instituição. O reconhecimento foi eternizado em uma galeria de fotos no pátio de entrada da instituição.

15 anos Campus Estância 11O passado também foi reverenciado com a inauguração de um Memorial Vivo, que de forma inclusiva, homenageia 39 figuras ilustres do município, espalhados pelos corredores, que dão nome a salas e laboratórios do campus: de artistas como o cantor Rogério a empresários que marcaram a história local, como o industrial e engenheiro, fundador da Companhia Sul-Sergipana de Eletricidade (Sulgipe), Jorge Prado Leite, ilustrados pelo artista plástico Gladston Barroso. “Cada rosto representado nos espaços do campus é mais que uma homenagem: constitui um convite ao reconhecimento de legados, à valorização das raízes culturais e à construção de vínculos de pertencimento histórico entre estudantes, servidores, comunidade local e visitantes”, explicou professora Lorena Campello, coordenadora do projeto Laboratório de História (LabHist) do campus. “Iniciativas como a implantação do Centro de Memória sinaliza a valorização de trajetórias, identidades e a história local, ao mesmo tempo em que reforçam o sentido de pertencimento e responsabilidade pública”, completou Sônia Albuquerque.

15 anos Campus Estância 3Evidenciando o passado e fortalecendo o presente. É assim que o campus Estância espera consolidar o futuro. “Os desafios são permanentes, pois a dinâmica da sociedade impõe transformações constantes que exigem planejamento, atualização e capacidade institucional de resposta. É fundamental seguir investindo na ampliação e diversificação da oferta de cursos, no fortalecimento da infraestrutura e na qualificação dos processos formativos, para que possamos acompanhar as demandas sociais, tecnológicas e produtivas da região. Assim, olhar para esses 15 anos é reconhecer avanços, compreender desafios e reafirmar o papel do Campus Estância como uma instituição pública que se constrói no tempo, na escuta da sociedade e no compromisso permanente com a educação pública de qualidade socialmente referenciada”, ressaltou a diretora.

Pensamento compartilhado por José Osman. “Para o futuro, a perspectiva é de uma consolidação com a ampliação de oportunidades para os jovens da região, proporcionada pela superação dos desafios orçamentários, com a atualização dos cursos, a ampliação e melhorias das estruturas do campus, favorecendo o acesso com permanência e êxitos dos estudantes, tendo impacto no território. A estratégia para os próximos anos precisa combinar protagonismo, sensibilidade social e a força da coletividade, com vistas a estabelecer parcerias estratégicas para execução da proposta pedagógica pautada na articulação Ensino, Pesquisa e Extensão, para promoção de justiça social apoiada no trabalho, ciência, tecnologia e cultura”, finalizou.

.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página