Jornada Pedagógica do Campus Estância promove discussão sobre melhoria da educação
O evento foi aberto com a saudação do diretor do campus, Waldiney Giacomelli, que mencionou a importância de atividades como a Jornada Pedagógica para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Quem também deu as boas vindas aos presentes foi o gerente de Ensino, Fernando Nascimento Santos, cuja fala lembrou que, pela primeira vez, o Campus Estância estava recebendo alunos da modalidade de ensino integrado.
Em seguida, o pedagogo Carlos Menezes de Souza Júnior apresentou as ações realizadas pela Assessoria Pedagógica no ano passado, como o Plano de Intervenção no Combate à Evasão, as orientações pedagógicas para o trabalho em rede, o calendário de reuniões pedagógicas e o perfil das turmas de ingressantes dos integrados – que passaram por um curso preparatório, de fevereiro a maio de 2015, com o objetivo de melhorar o desempenho e promover o nivelamento dos estudantes aprovados nos cursos de Eletrotécnica e Edificações no último processo seletivo.
Segundo a professora Arilmara Abade Bandeira, a jornada foi bem proveitosa e contribuiu para melhorar as atividades docentes, especialmente por ser voltada para um público com formação mais técnica e num ambiente de diversidade tanto de modalidades, a exemplo dos ensinos técnico, básico e fundamental, quanto de estudante das mais variadas classes sociais. “Percebo que, com esses encontros, conseguimos avançar no processo educacional , na preparação dos planos de aula, na avaliação e na relação com os alunos”, destaca.
Palestras
A programação do evento incluiu a apresentação teatral do coral Edificart, formado por estudantes do IFS, e a realização de diversas palestras sobre temas estratégicos: A relação diferenciada de professor/estudante nos diversos níveis e cursos do IFS, ministrada pela professora especialista Rosecleide Araújo; Como lidar com os vários desafios da aprendizagem durante o processo educativo (professora mestre Adriana Novais); Oficina de planos de ensino e de aula (professora mestre Adriana Rocha).
A palestrante Adriana Rocha considerou o público presente participativo e interessado. “Essa é uma clientela diferente da que estou acostumada a lidar, pois a formação da maioria dos professores do IFS é na área de exatas. Trabalhamos temas de extrema relevância, com o fazer pedagógico em sala de aula e a importância do planejamento das ações para a melhoria contínua do ensino, de modo a dar atenção à realidade do aluno para atingir o objetivo maior que é aprendizagem, com o padrão de qualidade que caracteriza o instituto”, ressaltou.
Para Fernando Nascimento, a Jornada Pedagógica foi oportuna por disseminar uma série de informações relevantes para os docentes, não só os veteranos como também os novatos que passaram a integrar a equipe do Campus Estância. Entre as questões apresentadas que mais despertaram interesse durante as discussões estão: a disseminação de procedimentos úteis para a construção dos planos de aula e a melhoria da prática didática; a divulgação de dados levantados pela Assessoria Pedagógica para identificar o perfil das turmas do ensino integrado; e as medidas adotadas para combater a evasão escolar.
Asocom - Campus Estância
Redes Sociais