Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Curso de Libras mobiliza servidores do Campus Estância

Curso de Libras mobiliza servidores do Campus Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2016, 16h16 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
Napne SalaOs servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância concluíram na última quinta-feira, dia 28 de abril, o Curso Básico de Libras - Língua Brasileira de Sinais. A iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) teve o objetivo de capacitar a comunidade acadêmica para melhor atender os surdos e promover a inclusão dos deficientes.

Napne B IA metodologia do curso foi bem dinâmica e interativa. Os principais recursos usados para facilitar o contato inicial com a língua de sinais foram músicas, vídeos e brincadeiras. Na aula de encerramento, os alunos apresentaram o seu respectivo sinal (uma espécie de apelido que facilita a identificação dos surdos) e uma interpretação em Libras baseada num repertório livre escolhido pelos grupos formados para o trabalho final.

Napne ProfSegundo a intérprete de Libras do Campus Aracaju, Eliana Alves Batista Santos, que se dispôs a ministrar o curso em Estância, a proposta metodológica buscou fomentar o aprendizado de forma lúdica e contextualizada. “A experiência foi muito proveitosa. A turma foi receptiva, interessada e teve um ótimo aproveitamento. Acredito que conseguimos cumprir o objetivo proposto”, destacou.

Os alunos ficaram tão empolgados e motivados com a iniciativa que o Napne pretende promover cursos mais avançados no próximo ano. “Minha satisfação é tamanha que não consigo expressar em palavras. Gostaria de poder me aprofundar na língua de sinais para acolher, dar informações e melhorar o atendimento à comunidade surda que necessita dos serviços do campus”, afirmou a gerente de Administração, Lunalva Oliveira Santos Ferreira.

De acordo com a professora Isabela Bacalhau, a iniciativa foi fundamental para despertar no corpo docente o interesse em conhecer mais sobre o universo dos deficientes e se qualificar para incluí-los no processo de ensino-aprendizagem. “Foi uma experiência rica, que nos ajudou a entender as dificuldades do aluno com necessidades especiais”, avaliou.
 Napne turma Napne Isa   Napne MUSICA
As aulas começaram no dia 5 de abril com a participação de cerca de 20 servidores. Estiveram no encerramento integrantes da comunidade surda, que destacaram a necessidade de as instituições de ensino de Estância contarem com um intérprete de Libras para promover a inclusão e melhorar o aprendizado. Em nome do Napne, a Coordenadora de Assistência Estudantil, Priscila Correa, agradeceu a professora por ter voluntariamente ministrado o curso e elogiou a metodologia usada.

Visita ao campus

Napne reuniaoNa quarta-feira, dia 27, integrantes da comunidade surda estiveram no Campus Estância para visitar as instalações e obter mais informações sobre os cursos ofertados. O grupo foi recepcionado pela diretora Sônia Melo, acompanhada da assistente social Adriana Lisboa, e teve a oportunidade de conversar diretamente com os professores. Os estudantes Jeferson Ribeiro, 24, e Emillie Acássia Santos, 15, ficaram interessados, respectivamente, nos cursos de Engenharia Civil e Recursos Pesqueiros.

A conversa foi intermediada pela intérprete de Libras Mara Rúbia Andrade de Carvalho, integrante da Associação de Surdos que funciona informalmente no município e reúne 150 pessoas surdas. “Fomos muito bem recebidos e eles se sentiram motivados a seguir nos estudos. Nosso objetivo foi fazer com que a população conhecesse os surdos de Estância e tivemos o IFS como ponto de partida”, destacou Mara Rúbia.