Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Alunas do Pronatec fazem almoço comunitário no Campus Estância

Alunas do Pronatec fazem almoço comunitário no Campus Estância

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quarta, 30 de Março de 2016, 12h12 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36
Rango alunasO Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou um almoço comunitário para promover a integração entre servidores e alunos. O cardápio foi desenvolvido pelas alunas dos cursos de Agente de Informações Turísticas, no povoado Pontal, em Indiaroba, e de Cozinheira, no povoado Balduíno, em Estância, sob a coordenação do chefe de cozinha e professor Dilson Cavalcanti. O evento contou com o apoio da direção, da comunidade acadêmica e da Prefeitura de Indiaroba.

Rango MesaA escolha dos ingredientes levou em consideração a fartura de pescado no litoral sul, os legumes e frutas da estação e os pratos populares que são muito apreciados no nordeste, como feijão tropeiro e farofa. Além disso, foram servidos saladas e molhos diversificados e saborosos, que combinaram perfeitamente com a tainha grelhada, um dos destaques do almoço.

A oportunidade de cozinhar para um público grande, em torno de 80 pessoas, foi fundamental para a formação das alunas, que integram as turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - Mulheres Mil, ofertado pelo IFS em parceria com as prefeituras municipais. No Campus Estância, o programa funciona de forma descentralizada e atende não só o Centro, mas também os povoados, colônias e assentamentos.

Rango RudDe acordo com o coordenador do Pronatec em Estância, José Rudival Alves Santos, cursos como o de Agente de Informações Turísticas e de Conzinheira são fundamentais para a qualificação profissional no litoral sul, uma região turística que carece de mão de obra especializada. “Essa é uma oportunidade única para fortalecer o turismo em áreas extraordinárias, como é o caso de pontal, e qualificar mulheres de baixa renda”, enfatizou.

Sobre o programa

Rango TodasO programa Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal que atende mulheres desfavorecidas nos campos social, educacional e econômico, residentes em comunidades pobres do Norte e Nordeste do país. O público atendido apresenta, em geral, baixo nível de renda e de alfabetização, dificuldade de aprendizagem, condições de moradia precária, fragilidade da estrutura de apoio familiar e demais condições adversas.

Criado inicialmente em 2008 com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de trabalhadoras e donas de casa em situação de vulnerabilidade social, o Mulheres Mil foi estendido para todo o país a partir de 2011 e agora integra as ações no âmbito do Pronatec, que oferta os cursos e atua em parceria com as prefeituras. Cabe ao município, o atual demandante, fazer a seleção das alunas e cuidar de toda a parte logística.

Confira aqui mais fotos do almoço comunitário.