Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Ações pedagógicas melhoram desempenho dos cursos integrados

Ações pedagógicas melhoram desempenho dos cursos integrados

Criado: Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36 | Publicado: Quarta, 16 de Março de 2016, 11h04 | Última atualização em Quinta, 12 de Janeiro de 2017, 10h36

PEd alunosMelhorar o desempenho dos alunos dos cursos integrados (ensino médio e técnico juntos) é o objetivo das ações desenvolvidas desde o início deste ano pela Assessoria Pedagógica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. Além de um acompanhamento mais próximo dos estudantes e da família, estão sendo realizadas atividades como: reforço escolar, projetos culturais, grupos de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ciclo de palestras sobre temas transversais.

Segundo o assessor pedagógico Carlos Menezes de Souza Júnior, cada aluno tem uma ficha individual de acompanhamento com informações estratégicas, a exemplo de número de faltas, notas, perfil, etc. Além disso, há um canal de comunicação direto com a família e, toda vez que se constata uma falta, é realizada uma ligação em tempo real para os pais, que são sensibilizados sobre a importância da aula – principalmente quando a motivação é alguma questão banal.

Outra medida importante são as escutas pedagógicas, que podem ter motivação interna (assiduidade, disciplina, faltas etc.), a pedido do professor e por observação da assessoria pedagógica; ou externa (situações difíceis, de cunho pessoal, que interferem no aprendizado), a pedido dos pais. Só este ano já foram feitas 32 escutas pedagógicas, o que corresponde a 45,8% dos estudantes do integrado.

Ped juniorAs aulas de reforço têm sido fundamentais para a melhoria do aprendizado, sobretudo das disciplinas em que há baixo rendimento. Os professores disponibilizam um horário quando estão fora de sala de aula para fazer o atendimento individual do aluno, tirar dúvidas e revisar conteúdos que precisem ser mais aprofundados. O estreitamento dos laços entre escola e família também vem sendo priorizado, com a promoção de reuniões periódicas envolvendo os familiares dos estudantes – cuja participação medida é de 75%.

Carlos Menezes tem realizado ainda os plantões pedagógicos, que consistem em encontros individuais envolvendo pais e docentes, em dias e horários definidos previamente, para discutir o desempenho e o comportamento dos filhos. Mensalmente, aos sábados, a Assessoria Pedagógica se reúne com os professores para pensar os cursos integrados e planejar ações que possam melhorar o aprendizado. Há dois simulados marcados para o primeiro semestre e mais um no final do ano.

É importante salientar que a avaliação do corpo docente no campus é excelente, o que demonstra a tradição do IFS em manter um alto padrão de qualidade na educação. Em questionário aplicado entre os estudantes, com 26 itens incluindo notas de 0 a 10, o desempenho dos professores superou as expectativas: No curso de Eletrotécnica a média foi de 8,6 por professor, enquanto no curso de Edificações a média foi de 8,3 – ou seja, todas dentro do conceito “ótimo”.

Enem

Outra preocupação da área pedagógica é buscar alternativas para garantir o bom desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, foram criados grupos de estudo para responder questões do Enem do primeiro ao terceiro anos, selecionadas pelos professores do campus. Para incentivar a solidariedade e aumentar o rendimento, os alunos com as melhores notas são estimulados a adotar três colegas com baixo rendimento e responder o banco de questões conjuntamente.

Estão programadas para o primeiro semestre oficinas de redação do Enem voltadas à produção de textos dissertativos. O projeto foi aprovado junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) para que os estudantes recebam certificado e incluam essa atividade como carga horária complementar de curso. Até o momento, 40 alunos já foram cadastrados entre os interessados. Outra atividade que deve ocorrer a partir do mês de abril é a realização do ciclo de palestras para a discussão de temas transversais, como drogas, racismo e diversidade sexual.

Cultura

A Assessoria Pedagógica tem procurado investir em atividades culturais. Está confirmada para o mês de agosto, no Dia do Estudante, a segunda edição do Show de Talentos – que nasceu da necessidade de fortalecer a área de extensão, promover a integração do público interno e incluir a comunidade externa. Até o final de abril a previsão é implantar a banca marcial do IFS – Campus Estância, que já conta com um professor voluntário e os instrumentos musicais.

Ped alunoDe acordo com Carlos Menezes, a iniciativa de prestar um atendimento diferenciado aos cursos integrados irá ampliar as oportunidades profissionais de milhares de jovens da região Sul. “Temos nos cursos integrados do Campus Estância ações pedagógicas articuladas, bem planejadas, de forma que o nosso estudante tenha condições de permanecer com êxito no curso que escolheu. Esperamos que, ao final, cada um consiga ser aprovado no Enem e conclua o curso técnico com qualidade para ingressar no mundo do trabalho”, afirmou.

Os alunos reconhecem o acompanhamento diferenciado que têm recebido e vêm na educação do IFS o passaporte para um futuro melhor. “Essas ações são ótimas por que a gente se sente mais acolhido e preparado para vencer as dificuldades. É a primeira vez em toda minha vida que recebo toda essa atenção. Nas outras escolas que estudei era tudo muito solto e a gente tinha que se virar sozinho. Aqui até nossa família recebe assistência”, reconheceu.