Campus Estância promove curso de capacitação em automação industrial de planta D2
Professores, técnicos administrativos e alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância participaram de 26 a 30 de janeiro de um curso de capacitação técnica na automação, controle e instrumentação industrial de planta D2 (protótipo de simulação do processo industrial). Com esse equipamento, os estudantes terão condições de simular situações reais vivenciadas na indústria e no setor de petróleo e estarão mais preparados para os desafios do mercado de trabalho.
O treinamento, com uma carga horária é de 40h semanais, incluiu a apresentação de conteúdos teóricos e atividades práticas. A necessidade do curso surgiu após a aquisição da planta D2 por meio do convênio entre o IFS e a Petrobras, que representou um investimento de R$ 194.200. Desde o final do ano, o equipamento passou a integrar o laboratório de Eletrotécnica e ficará à disposição de professores e alunos para atender as áreas de automação, elétrica, eletrônica, mecânica e instrumentação.
Segundo o professor André Luís Canuto Duarte Melo, responsável pela aquisição do equipamento junto à Petrobras, com essa planta será possível direcionar o conhecimento dos estudantes para o setor industrial. “Ao operar a planta, é possível simular situações hipotéticas e aplicar esse aprendizado prático em diversas disciplinas de Eletrotécnica. Os professores podem interagir com os alunos e ofertar um maior conhecimento na área de automação”, explicou.
O curso foi ministrado pelo engenheiro elétrico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) Christian Di Salvo, que observou um grande interesse por parte dos participantes. “Esse tipo de capacitação é importante justamente por trazer a prática para o aluno, mostrar como se aplica o conhecimento teórico no mercado e como funciona uma indústria com os equipamentos que ela possui. Apresentando o conteúdo de forma didática, temos as condições de garantir um aprendizado mais eficiente”, ressaltou.
Para o técnico do laboratório de Eletrotécnica, Ubiramar de Sousa Passos Júnior, o treinamento foi proveitoso. “A experiência que tivemos aqui vai atender uma necessidade que tínhamos na área de instrumentação. É isso o que o estudante vai encontrar no mercado quando sair do IFS. Não podemos deixar de reconhecer o empenho do professor André, que possibilitou as condições para implantarmos em breve um curso técnico de Automação no Campus Estância”, reconheceu.
Os alunos de Eletrotécnica ficaram satisfeitos com capacitação e acreditam que agora terão mais oportunidades no mercado de trabalho. “O curso envolve várias áreas, é muito abrangente e oferece um conhecimento aplicado. Achei muito interessante”, afirmou Danielle Cecília Caldas Santos, 20 anos. A opinião dela foi partilhada por Jonas dos Santos Assunção, 20 anos. “Adquirimos a base da instrumentação e da automação. Gostei especialmente da interpretação dos diagramas a partir do desenvolvimento do funcionamento da planta”, disse.
Redes Sociais