Egressos do Campus Estância criam Associação de Técnicos dos Recursos Pesqueiros
A entidade, constituída inicialmente por 35 sócios-fundadores, nasceu em janeiro deste ano com o objetivo de congregar técnicos da área para fortalecer a atividade pesqueira no estado, ampliar as oportunidades do mercado de trabalho e apoiar a pesca artesanal.
O grupo foi recebido pelo diretor do Campus, o professor Waldiney Giacomelli, que ressaltou a importância de iniciativas como essa para a expansão da área técnica e tecnológica na região sul sergipana. “Acredito que o associativismo é uma prática fundamental para o fortalecimento de qualquer atividade produtiva. A organização de alunos recém-formados tende abrir oportunidades profissionais e garantir conquistas para a categoria”, destacou.
Segundo o presidente da associação, Júlio César Cruz Dias, a ATPR surgiu no município por que é no IFS – Campus Estância que funciona o único curso técnico de Recursos Pesqueiros de Sergipe, em função da grande oferta de pescado na região. “Atribuo a grande adesão à associação ao interesse dos alunos e técnicos já formados em crescer profissionalmente a atividade, colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula e dar maior dinamismo à área”, afirmou.
Futuras parcerias
No encontro com o diretor, Júlio César Dias aproveitou para solicitar o empenho do IFS na liberação do registro profissional dos egressos junto ao Conselho Regional de Agronomia e Engenharia de Sergipe
(Crea-SE) e abrir caminho para futuras parcerias institucionais em defesa da atividade pesqueira. Além dele e de Waldiney Giacomelli, participaram do encontro duas ex-alunas da primeira turma do curso de Recursos Pesqueiros (2012.1), formadas em 2014.
A assembleia de criação da ATPR ocorreu no auditório do novo Campus Estância no último dia 3 de janeiro e contou com a participação de egressos, alunos e professores. Também integram a associação egressos do curso de Técnico em Pesca do IFS – Campus Aracaju, que se somaram à iniciativa dos colegas estancianos.
Redes Sociais