Campus Estância realiza workshop para fortalecer a área de pesquisa
Evento acontece nos dias 25 e 26 de abril e busca fomentar entre os alunos a iniciação científica e o empreendedorismo
Nos dias 25 e 26 de abril acontece o III Workshop do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância: escolhendo uma profissão. O evento, que nasceu com a proposta inicial de apresentar a instituição e os cursos ofertados à população da região Sul, este ano busca fomentar entre os alunos a iniciação científica, o empreendedorismo e os caminhos para garantir a empregabilidade.
A mudança teve o objetivo de atender às demandas do alunado, identificadas durante consulta pública realizada pela direção do campus em 2017. A comunidade escolar demonstrou interesse pela área de pesquisa e apontou a necessidade de saber mais sobre os projetos desenvolvidos, quais os professores envolvidos, como trabalham e quais as credenciais necessários para pesquisar.
“Usamos a estratégia de dividir o evento em dois momentos: o workshop em abril e, no segundo semestre, a feira de ciências, que irá expor as maquetes dos trabalhos realizados nos laboratórios e aproximar o IFS da comunidade externa, de modo a divulgar as instalações, as condições de ensino e o resultado da produção acadêmica”, afirmou a professora Isabela Bacalhau, coordenadora de Pesquisa e Extensão e integrante da comissão organizadora.
A programação contará com palestras, mesa-redonda, apresentações de trabalhos e atrações culturais. Os principais temas debatidos serão: importância da iniciação científica, empreendedorismo, conhecendo as ciências agrárias e as licenciaturas, realidade e desafios do mercado profissional.
“A apresentação oral dos trabalhos vai valorizar os alunos da iniciação científica e estimular que cada vez mais professores se engajem em projetos. Apesar do aumento da carga horária, nossos docentes não estão desistindo da pesquisa. Ano passado tivemos 11 projetos aprovados no campus e este ano, num levantamento preliminar, já estamos com 19 projetos, enquanto o Campus Aracaju, que é mais antigo e maior, tem mais recursos humanos e financeiros, teve 21 projetos”, ressaltou Isabela Bacalhau.
PROGRAMAÇÃO
25/04
14h30 – Abertura
14h30 às 15h30 – Palestra A importância da iniciação científica
Palestrante: Prof. Dr° Lício – IFS/coordenador Mestrado Turismo
16h00 – Apresentação cultural
19h - Palestra O olhar do empreendedorismo (Sebrae/Senai)
Palestrante: Antônio Cláudio Aragão Chaves – Sebrae Estância
20h – Palestra: Crea Júnior
26/04
9h – Mesa-redonda Conhecendo as ciências agrárias
Moderador: Marcelo Soares Rego
Membros da mesa: Dr°. Braulio Sousa - Zootecnista, Drº. Veronaldo Souza de Oliveira - Veterinário, Drº. Jailson Lara Fagundes - Eng. Agrônomo
10h30h – Palestra Conhecendo as licenciaturas
Moderador: Me. Michael Habib
Membros da mesa: Dr.° João Paulo Gama UFS/História, Drª. Rosanne Albuquerque Melo IFS/Química, Dr. Wilton James Bernardo Santos - UFS/Letras
14h - Apresentação de trabalhos
- Projetos aprovados em editais da Propex pôster - desenvolvidos de forma voluntária
19h - Mesa-redonda: Mercado profissional: realidade e desafios
Moderador: Roberto Macena
Membros da mesa: Iury Amorim – Engenheira de Pesca, Marcos Alexandre – Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico (a ser definido)
20h30 - Encerramento com apresentação cultural
Redes Sociais