Campus Estância investe em projeto de integração das disciplinas
Iniciativa avançou durante as discussões da Jornada Pedagógica, organizada por uma equipe multidisciplinar com o apoio direto dos coordenadores de curso e da direção
A Jornada Pedagógica 2019 do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância abordou a temática da integração numa perspectiva interdisciplinar e promoveu uma oficina para a elaboração de projetos integradores. As discussões sobre o perfil dos cursos e as possibilidades de integração a partir das ementas individuais foram iniciadas ainda na edição 2018 e consolidadas este ano em atividades participativas, que tiveram os coordenadores de curso como protagonistas .
Durante o evento, as coordenações pensaram em ações e projetos de integração e socializaram com os docentes, que deram suas contribuições, partilharam conhecimentos e ajudaram no aprimoramento das propostas apresentadas. Alguns dos projetos integradores foram: “Geração de Energia” com oito disciplinas; “Produção Aquícola” com seis disciplinas; “Sustentabilidade e Meio Ambiente” com 15 disciplinas; “Robótica” com 6 disciplinas; “ Compatibilização de projetos na Engenharia Civil” com 10 disciplinas; “Jogos Digitais” com seis disciplinas.
Segundo a assessora pedagógica, Shirleyde Dias do Nascimento, a ideia é que ocorram encontros bimestrais para acompanhamento das ações e uma avaliação dos projetos na próxima jornada. “Exatamente durante a apresentação foi que percebemos o quanto precisamos desses momentos para pensar caminhos e possibilidades. Considerando as necessidades e a realidade do nosso público, foi possível esboçar planos vinculando saberes entre as diferentes áreas do conhecimento. Nas apresentações dos esboços dos projetos, disciplinas não previstas na ideia inicial se encontravam vinculadas de alguma forma. Foi uma rica experiência”, destacou.
De acordo com o gerente de ensino, Alessandro Viana Fontes, a direção está comprometida com a implantação do projeto interdisciplinar. “Com a jornada pedagógica criamos as oportunidades necessárias para alinhar ideias e propostas de práticas e filosofia de ensino. A integração das disciplinas foi bem acolhida pelos docentes, o que é muito positivo. Vário projetos interdisciplinares foram elaborados e serão tocados. Agendaremos um novo encontro para avaliação do andamento dos trabalhos”, ressaltou.
O evento foi elaborado por uma comissão organizadora multidisciplinar formada pelo gerente Alessandro Viana, a assessora pedagógica Shirleyde Dias, a psicóloga Manuela Vilanova e os coordenadores dos cursos de Eletrotécnica, Edificações, Recursos Pesqueiros, Aquicultura e Engenharia Civil. A proposta integrativa foi fomentada na edição 2018 e enriquecida com Encontro Multicampi, que apresentou proposituras para a integração.
Retrospectiva
A programação foi aberta com a apresentação do orçamento e dos indicadores, realizada pela equipe da Gerência Administrativa (GADM) e pelos gestores. Em seguida ocorreram a Oficina 1: Ferramentas Interativas para o Ensino Integrado, com o professor da Universidade Tiradentes (Unit), Kleber Andrade Souza, e a Oficina 2: Orientação para elaboração do projeto piloto de integração, com as professoras Joniely Cheyenne Moura Cruz e Fernanda Araújo, que abordaram a temática dos eixos estruturadores dos itinerários formativos da reforma do ensino médio. O encerramento ocorreu na Oficina 3: Plano de Ensino, conduzida pela pedagoga Jéssica Andrade, do campus Nossa Senhora da Glória.
Redes Sociais