Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Técnicos em Eletrotécnica e Edificações participam de solenidade de encerramento de curso
FORMAÇÃO

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 12h20

FORMATURA 04Cerimônia realizada no auditório do Campus Estância conta com a presença de alunos, servidores e familiares dos formandos

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância realizou a solenidade de encerramento dos cursos técnicos subsequentes de Eletrotécnica e Edificações no último dia 30 de agosto. Integraram a mesa solene a diretora Sônia Pinto de Albuquerque Melo, que representou a reitora do Ruth Sales Gama de Andrade, os paraninfos das turmas, Roberto Macena e Fernanda Martins Cavalcante de Melo, e os patronos Diego Déda Gonçalves Brito Cruz e Carlos Mariano. Participaram da cerimônia alunos, professores, servidores e familiares dos formandos.

FORMATURA 02

Nos discursos dos oradores Juliana dos Santos Camilo e Raquel Santos foram evidenciadas a gratidão aos professores e a emoção de ter concluído os estudos numa instituição que é referência em educação pública e de qualidade. “Há pessoas que marcam a nossa vida, que despertam algo especial em nós, que abrem nossos olhos de modo irreversível e transformam a nossa maneira de ver o mundo. Vocês foram algumas dessas pessoas. Os seus ensinamentos foram muito além dos conteúdos do currículo. Tivemos aprendizados importantes para a vida”, destacou Raquel, da turma de Edificações.

A professora Fernanda Martins lembrou que o caminho trilhado pelos formandos se confunde com a sua trajetória pessoal como egressa do curso técnico em Edificações do IFS, em 2004. “Quero agradecer pelo convite para ser paraninfa da turma. Saibam que me sinto imensamente feliz, emocionada e honrada. Ações como essa me inspiram e me motivam a exercer minha amada e escolhida profissão. Mesmo num país que não honra esse nobre exercício, continuo acreditando na educação como agente de transformação e libertação”, afirmou

O professor Roberto Macena destacou o quanto foi perceptível a evolução dos alunos no decorrer do curso, do ponto de vista pessoal e profissional. “Ter acompanhado esse progresso de perto faz valer a pena todo o esforço e dedicação. Os alunos de Eletrotécnica tiveram muita força de vontade e encararam os desafios diários, como a falta de recursos e de transporte, aliados aos compromissos com o trabalho e a família. Para continuar evoluindo é preciso batalhar bastante, independente de classe social e condições de vida. Lutem pelos seus sonhos e nunca desistam, que o resultado vem”

Referência

FORMATURA 03

A diretora Sônia Melo enalteceu a importância do IFS para a sociedade e mostrou por que a instituição é referência nacional: primeiro lugar entre os Institutos Federais Norte/Nordeste pela avaliação do MEC e oitavo do país; sexto melhor no ranking nacional dos Institutos Federais no quesito ensino superior; sétimo melhor curso de Engenharia civil do Brasil e o melhor de Sergipe.

No Campus Estância, o curso de Engenharia Civil foi muito bem avaliado pelo MEC e as primeiras turmas do ensino integrado (médio e técnico juntos) tiveram mais de 50% no Enem.

“Por isso, queridos formandos, posso afirmar que vocês adentram a um grupo de profissionais altamente qualificados. Os nossos resultados ilustram também o quanto vocês são protagonistas na construção de nossa história. O quanto vocês nos permitem, nesse processo de construção, experienciar cotidianamente práticas para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem em busca da oferta de uma educação pública de qualidade crescente. Por isso, perseverem. Se não der certo, insistam, persistam, mas jamais desistam, pois sempre temos algo a alcançar, a conquistar”, discursou a diretora.