Novos alunos ingressam no IFS com interesse e entusiasmo
Ingressantes destacam a estrutura das instalações, a qualificação dos servidores e as oportunidades de envolvimento em projetos de pesquisa e extensão
Interesse, curiosidade, entusiasmo e muitas perguntas. As expressões e as conversas nos corredores dimensionaram a reação dos alunos ingressantes no período 2020.1 nos primeiros dias de Acolhimento realizado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância. As atividades, que vão até o dia 19 de fevereiro, incluem bate papo, oficinas, palestras, treinamentos, momento cultural, apresentação do campus e das disciplinas, e buscam favorecer a integração, a proximidade e o pleno desenvolvimento do alunado.
O que mais tem despertado a atenção dos novatos é a excelente infraestrutura do campus, as oportunidades de envolvimento em projetos de pesquisa e extensão, a qualificação dos professores e a atenção dispensada pelos servidores. Para muitos, o sonho de estudar no IFS vem superando todas as expectativas. “Eu nunca tinha participado de uma recepção assim. Fiquei surpreso com a estrutura, os laboratórios e as várias oportunidades que teremos aqui. É mais do que eu sonhei”, afirmou Doglas Fontes Santos, 17 anos, do curso técnico integrado em Eletrotécnica.
Byanca Maria Santos Batista Gomes, 15 anos, do mais novo curso técnico integrado do IFS, Sistemas de Energias Renováveis, está plenamente adaptada e já fez vários amigos no campus. “A gente vai ter mais de uma semana para conhecer as pessoas e se integrar. A biblioteca é grande, moderna, tem muitos livros, e nós teremos acesso a psicólogo, laboratórios e a um curso profissionalizante que vai ajudar no nosso futuro. Estou adorando”, comemorou.
Para Larissa do Carmo Nascimento Santos, 14 anos, também do curso integrado de Eletrotécnica, o Acolhimento superou as expectativas. “Além da oportunidade de aprender várias coisas e de conhecer a estrutura, os funcionários e os estudantes do IFS, tivemos acesso a informações que eu nem esperava, como a palestra que nos ensinou a elaborar um bom currículo profissional. Tudo leva a crer que teremos uma formação diferenciada aqui”, avaliou.
A programação foi construída por uma equipe multidisciplinar, que direcionou as ações nas duas primeiras semanas de aula para que os antigos e os novos alunos desenvolvessem um sentimento de pertencimento em relação ao grupo e entendessem a importância da pesquisa, da dedicação aos estudos e de uma boa formação profissional. Os primeiros dias foram voltados a atividades para os ingressantes das três modalidades (subsequente, integrado e superior) e o segundo momento, na próxima semana, contará com treinamentos e atividades para os veteranos.
Sobre o Acolhimento
O Acolhimento tem como objetivos principais: promover o sentimento de pertencimento, o desejo de participação na escola, as ações de protagonismo juvenil e a reflexão sobre o papel da educação no processo formativo; proporcionar uma vivência mais democrática no cotidiano escolar; resgatar a importância da escola na vida do estudante; reforçar a importância dos quatro pilares da educação (aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender) para a formação integral do alunado; desenvolver habilidades socioemocionais, como ter empatia e saber lidar com os problemas.
Segundo a diretora do Campus Estância, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, a acolhida aos ingressantes já faz parte do calendário de eventos do IFS a cada início de ano letivo e busca oportunizar aos novatos trocar experiências, conhecer as instalações, a matriz curricular, o horário, as demandas de mercado e demais informações do curso. “Criamos as condições para estabelecer redes de relacionamento saudáveis, construtivas e produtivas e, acima de tudo, despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento à instituição desde os primeiros dias”, ressaltou.
Redes Sociais