Campus Estância tem mais de 58% de aprovação nos sistemas de seleção do Sisu/Prouni
Dos 65 inscritos, 38 conseguiram vaga em universidades como UFS, UFAL, UNIT e para cursos superiores no IFS
Pelo segundo ano consecutivo os alunos dos cursos integrados do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância tiveram um resultado acima do esperado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos 65 inscritos, 38 passaram na primeira e segunda chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), o equivalente a mais de 58% de aprovação.
Os aprovados integram a segunda leva das turmas da modalidade integrado dos cursos de Eletrotécnica e Edificações e a turma pioneira de Aquicultura a concluírem o ensino médio no campus. A pontuação média das provas foi alta e garantiu vagas principalmente nas Engenharias (Elétrica, Mecânica, Civil, da Computação, de Pesca e de Materiais), nas áreas de Saúde e das Ciências Naturais (Nutrição, Biomedicina, Agroecologia, Zootecnia e Ciências Biológicas) e nas Licenciaturas (Matemática, Física e Geografia).
As instituições públicas escolhidas foram Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e IFS – campi Aracaju e Lagarto. Além do Sisu, onde estão em disputa 237.128 vagas em 129 universidades federais e estaduais de todo o país, as notas do Enem podem ser usadas pelos candidatos no ProUni, Fies e em 37 universidades de Portugal. O Enem é a segunda maior prova do tipo no mundo e só perde para o "Gao Kao", exame de admissão para o ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.
Inspiração
Aprovado para Engenharia da Computação na UFAL e egresso do curso de Edificações do IFS, Matheus Santos Oliveira atribui o êxito no Enem a diversos fatores. “Tanto os professores do ensino técnico, principalmente os ligados à robótica, informática e computação, quanto os do ensino médio e os projetos de pesquisa foram me direcionando mais ainda para o que eu queria e me ajudaram a ter uma base sólida. Também foi decisivo para essa conquista o apoio familiar, por isso quero agradecer à minha mãe e irmão, que são meus grandes incentivadores”, reconheceu.
Segundo a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, boa parte dos aprovados conseguiu vaga em cursos superiores relacionados com a formação técnica obtida no IFS. “O alto percentual de aprovação é mais significativo quando se leva em consideração que a nossa formação não é direcionada para o Enem. Contudo, o diferencial é que os estudantes têm a disposição professores altamente qualificados, excelente estrutura e uma formação técnica e humana que os preparam para os desafios acadêmicos, do mercado e da vida”, destacou.
A maior parte dos alunos do Campus Estância vem de escola pública e o perfil socioeconômico é de baixa renda, o que torna o resultado mais expressivo. “Ao entrar aqui vi a diferença de onde eu estudava: os professores são maravilhosos, a estrutura é superior até se comparado às escolas particulares e os laboratórios são muito bem equipados. O IFS me deu oportunidades de ensino que eu nunca poderia pagar e tive tudo isso gratuitamente”, relatou Suellen Cristina Atanásia Santos, egressa de Eletrotécnica aprovada em Zootecnia na UFS e em Agroecologia no IFS.
Redes Sociais