Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Reunião de pais encerra atividades de início do ano letivo no Campus Estância
VOLTA ÀS AULAS

Reunião de pais encerra atividades de início do ano letivo no Campus Estância

Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 18h34

Equipes de ensino realizaram ainda Jornada Pedagógica, Acolhimento, entrega dos tabletes e materiais didáticos

Por Carole Ferreira da Cruz

Reunião de pais CAPAO Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância finaliza na próxima semana as atividades que marcam o início do ano letivo. Ao longo dos últimos dias vêm ocorrendo reuniões com pais e responsáveis para aproximar a família da escola e promover ações conjuntas para a melhoria do aprendizado e a promoção da cidadania. As equipes de ensino fizeram no último dia 10 a entrega dos materiais didáticos, livros e tabletes educacionais e em meados de maio aconteceram o Acolhimento e a Jornada Pedagógica.

Entrega do material e tabletesEsse momento de integração tem sido bem avaliado pelos familiares dos estudantes. “A reunião foi muito proveitosa. Eu pude ver que a equipe do IFS é excelente e minha filha está sendo bem acompanhada. Além disso, obtive várias informações importantes sobre o ensino remoto e a retomada das aulas presenciais. Estou muito feliz e satisfeita por milha filha conseguir uma vaga no instituto federal”, elogiou Vilma Cândido dos Santos, mãe de Raíssa Suyhany dos Santos, 15 anos, do curso integrado de Edificações.

Logo após o Encontro Pedagógico Multicampi e o 2º Ciclo de Estudos sobre Saberes e Práticas Pedagógicas, organizados pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) com o objetivo de promover espaços de reflexão rumo à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, o Campus Estância realizou uma jornada online de capacitação para os professores, que incluiu roda de conversa para partilhar relatos de experiências durante o ensino remoto e aulas interdisciplinares.

A programação contou ainda com oficinas sobre Khan Academy, Jamboard e Google, sob a coordenação do assessor de Tecnologias Educacionais, Fernando Lucas de Oliveira Farias, e a palestra “Educação Empreendedora X Empreendedorismo. Qual a diferença?”, realizada pela consultora do Sebrae/SE, Débora Mendonça. Ocorreram também encontros separados por coordenação de curso para o planejamento interdisciplinar do semestre.

Troca de experiências

WhatsApp Image 2021 06 10 at 17.26.07Segundo a professora Angelina Maria de Almeida, participar da jornada possibilitou a troca de experiências para as atividades de planejamento e desenvolvimento de projetos interdisciplinares. “Na roda de conversa houve compartilhamento de práticas e ferramentas virtuais usadas com êxito pelos professores e vimos que é possível haver um contato mais próximo entre toda a equipe. Podemos destacar também a oficina, que foi mais um suporte na aprendizagem virtual dos educadores”, destacou.

A tradicional acolhida aos alunos aconteceu de 17 a 21 de maio e contou com duas salas de reunião: uma para os novos alunos e outra para os veteranos. Todas as atividades de retomada das aulas ocorreram remotamente via perfil do YouTube do campus e pelo Google Meet para proteger a comunidade escolar durante a pandemia. Para a entrega do material didático e dos tabletes foi montada uma estrutura que respeitou as medidas de segurança, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

Breno aluno AcolhimentoPara Breno Thiago Argemiro Santos, 15 anos, do curso integrado de Eletrotécnica, o Acolhimento superou as expectativas. “Além de ser esclarecedor quanto às ferramentas utilizadas no ensino remoto, houve inúmeras palestras com conteúdos edificantes para toda a vida além do âmbito educacional, facilitando a compreensão de como o aluno deve se conduzir enquanto estiver na instituição. O que mais me chamou a atenção foi a proposta do IFS em fornecer uma experiência de ensino completa para seus alunos, com projetos de pesquisa, inovação e extensão”, ressaltou.