Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Gincana junina mobiliza estudantes do Campus São Cristóvão
Tradição

Gincana junina mobiliza estudantes do Campus São Cristóvão

Criado: Terça, 20 de Junho de 2023, 17h47 | Publicado: Terça, 20 de Junho de 2023, 17h47 | Última atualização em Terça, 20 de Junho de 2023, 18h20

O sábado foi marcado pelos festejos culturais

Jun 1No sábado que antecedeu a maior festa do nordeste, o São João, o Campus São Cristóvão se transformou em um grande arraial. A decoração temática, as quadrilhas, as barracas de comidas típicas, as apresentações artísticas e o ambiente bucólico – inerente à instituição – permitiram fortalecer as tradições culturais e integrar a comunidade. A iniciativa compõe ações do Sábado Integrador, projeto pedagógico que possibilita a realização de eventos temáticos que visam a associação de conteúdos disciplinares.Jun 9

Os festejos juninos celebram as colheitas fartas. Para o nordestino, as festividades constituem sua identidade cultural. Por isso, a relevância da abordagem nas instituições de ensino, como aconteceu no Campus. Para Ana Carla Meneses, presidente da comissão organizadora do evento, a atividade extracurricular visa contribuir, no contexto escolar, com a formação integral dos estudantes, além de estimular a socialização, Jun 10a cooperação, a valorização da cultura popular e o sentimento de pertença.

Diversão e engajamento

Para envolver e estimular a participação dos estudantes foi realizada uma gincana com a temática junina. As tarefas demandavam montagens de barracas de comidas típicas, apresentações culturais e desfiles de casais com trajes típicos.

Os participantes proporcionaram um espetáculo de criatividade. A alegria contagiou o ambiente. “Estou encantada. Sempre acompanhei as festas promovidas pelo Campus. Fiquei apaixonada. Os estudantes têm muito potencial”, aponta Luise Nunes, visitante.

Jun 12

Jun 6

IMG 3681

WhatsApp Image 2023 06 20 at 18.01.59As manifestações artísticas transportaram o público para cenários típicos da cultura popular nordestina: o humor peculiar do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; o cangaço, o colorido das roupas, os passos das danças coreografadas e poemas declamados. Uma celebração que uniu toda a comunidade acadêmica. “É uma alegria trazer o orgulho de ser nordestino, por meio de uma quadrilha junina. A nossa cultura precisa de incentivo. Então, participar desse evento é muito importante”, destaca Luiz Fernando Eleutério, quadrilheiro e estudante do curso de Agroindústria.

Por fim, os estudantes dos terceiros anos venceram a competição. Contudo, o fortalecimento da cultura local foi o maior prêmio.