Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Saúde mental docente é tema de encontro pedagógico promovido pelo Campus São Cristóvão
Início do conteúdo da página
QUALIDADE DE VIDA

Saúde mental docente é tema de encontro pedagógico promovido pelo Campus São Cristóvão

Criado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 18h00 | Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 18h00 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 18h58

A proposta foi concebida pelos educadores

WhatsApp Image 2023 08 22 at 17.51.39A saúde mental docente tem sido objeto de estudo de inúmeros artigos científicos que, entre outras questões, discutem os impactos gerados, por pressões profissionais e pelo ambiente de trabalho, no campo psicológico dos professores. Trata-se, portanto, de uma pauta de interesse coletivo. O comprometimento da saúde mental docente traz implicações para a vida do indivíduo e para a cadeia em seu entorno: família, comunidade acadêmica, gestores. Com a proposta de lançar luz sobre a temática, o IFS-Campus São Cristóvão abordou no Encontro Pedagógico, realizado na manhã da última sexta-feira, 18, o ‘Autocuidado e qualidade de vida do educador: caminhos e práticas’.

Tai Chi 1A necessidade de um olhar mais aguçado sobre a questão é resultado da demanda apresentada pelos docentes. “Fiquei muito feliz por ter dado a sugestão e por terem aceitado. Conheci a técnica de tai chi (chuan), que ajuda a concentrar as energias internas e externas, para auxiliar em momentos de dificuldades”, celebrou o professor Marcos Aurélio Nunes.

Danise Gonçalves, pedagoga e presidente da comissão organizadora, explicou que a proposta buscou proporcionar um momento de pausa nas atividades convencionais e promover ações práticas de estímulo ao bem-estar físico e mental, considerando que o docente lida diariamente com outras vidas. A programação foi estruturada para tornar o professor integrante do processo.

WhatsApp Image 2023 08 22 at 18.34.17A psicóloga Graziela Gatto, palestrante convidada, apontou os benefícios do autocuidado e autoconhecimento na qualidade de vida do educador. As oficinas de tai chi chuan (sob a orientação de José Milton Oliveira), fisioterapia (ministrada pela fisioterapeuta Nayá Vieira dos Santos) e 'pré-textos' para a saúde mental (aplicada pelo psicólogo e professor Matheus Nery) tiveram ampla participação dos docentes. Além disso, durante toda a manhã, os participantes puderam usufruir de sessões de massagem relaxante (promovidas por Adenilson dos Reis).

O formato do evento agradou ao público-alvo. “A atividade foi muito proveitosa e estimulante”, comemorou o professor Igor Reis. Roger Carlos Santos, também docente da instituição, acredita que o trabalho desenvolvido favoreceu uma reflexão sobre a prática de ensino, a vida e as perspectivas que devem adotar em relação ao autocuidado. “Quando nós estamos bem, quando nós conseguimos – dentro das possibilidades – momentos de equilíbrio, isso se manifesta no nosso dia a dia, no melhor exercício da nossa atividade pedagógica”, concluiu.

WhatsApp Image 2023 08 22 at 17.52.49

 FisioMassagem

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57