Saúde mental docente é tema de encontro pedagógico promovido pelo Campus São Cristóvão
A proposta foi concebida pelos educadores
A saúde mental docente tem sido objeto de estudo de inúmeros artigos científicos que, entre outras questões, discutem os impactos gerados, por pressões profissionais e pelo ambiente de trabalho, no campo psicológico dos professores. Trata-se, portanto, de uma pauta de interesse coletivo. O comprometimento da saúde mental docente traz implicações para a vida do indivíduo e para a cadeia em seu entorno: família, comunidade acadêmica, gestores. Com a proposta de lançar luz sobre a temática, o IFS-Campus São Cristóvão abordou no Encontro Pedagógico, realizado na manhã da última sexta-feira, 18, o ‘Autocuidado e qualidade de vida do educador: caminhos e práticas’.
A necessidade de um olhar mais aguçado sobre a questão é resultado da demanda apresentada pelos docentes. “Fiquei muito feliz por ter dado a sugestão e por terem aceitado. Conheci a técnica de tai chi (chuan), que ajuda a concentrar as energias internas e externas, para auxiliar em momentos de dificuldades”, celebrou o professor Marcos Aurélio Nunes.
Danise Gonçalves, pedagoga e presidente da comissão organizadora, explicou que a proposta buscou proporcionar um momento de pausa nas atividades convencionais e promover ações práticas de estímulo ao bem-estar físico e mental, considerando que o docente lida diariamente com outras vidas. A programação foi estruturada para tornar o professor integrante do processo.
A psicóloga Graziela Gatto, palestrante convidada, apontou os benefícios do autocuidado e autoconhecimento na qualidade de vida do educador. As oficinas de tai chi chuan (sob a orientação de José Milton Oliveira), fisioterapia (ministrada pela fisioterapeuta Nayá Vieira dos Santos) e 'pré-textos' para a saúde mental (aplicada pelo psicólogo e professor Matheus Nery) tiveram ampla participação dos docentes. Além disso, durante toda a manhã, os participantes puderam usufruir de sessões de massagem relaxante (promovidas por Adenilson dos Reis).
O formato do evento agradou ao público-alvo. “A atividade foi muito proveitosa e estimulante”, comemorou o professor Igor Reis. Roger Carlos Santos, também docente da instituição, acredita que o trabalho desenvolvido favoreceu uma reflexão sobre a prática de ensino, a vida e as perspectivas que devem adotar em relação ao autocuidado. “Quando nós estamos bem, quando nós conseguimos – dentro das possibilidades – momentos de equilíbrio, isso se manifesta no nosso dia a dia, no melhor exercício da nossa atividade pedagógica”, concluiu.
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