Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Corpo de Bombeiros realiza treinamento em primeiros socorros no Campus São Cristóvão
CAPACITAÇÃO

Criado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h55 | Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 11h55 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2023, 13h11

Conhecer os procedimentos para o socorro imediato pode salvar vidas

TreinamentoEstudantes, servidores e colaboradores terceirizados do Instituto Federal de Sergipe (IFS)- Campus São Cristóvão participaram, na tarde da última terça-feira, 19, do treinamento em primeiros socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE). A capacitação permitiu orientar membros da comunidade acadêmica acerca da condução e aplicação de técnicas, em circunstâncias adversas, enquanto aguardam os socorristas especializados.

Foram abordados procedimentos em primeiros socorros em situações como hemorragias, ferimentos, fraturas, queimaduras, obstrução por corpo estranho nas vias aéreas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP), crises convulsivas e acidentes com animais peçonhentos. De acordo com o sargento Gledson Costa, no treinamento são fornecidas noções gerais relacionadas ao primeiro atendimento, essencial para a preservação da vida.

Bombeiros FraturasBombeiros RCPBombeiros Engasgos

PúblicoO CBMSE proporcionou um aprendizado teórico-prático, com simulações realísticas e com o objetivo de capacitar cada participante para colaborar no âmbito de sua área de atuação. Antônio Fernando Santos, integrante da equipe de segurança do Campus, destacou a relevância do treinamento, especialmente em uma instituição de ensino, num ambiente rural. “É preciso estar preparado para auxiliar, caso algo aconteça. O curso de primeiros socorros é bastante necessário e precisa ser regular”, enfatiza.

Como observado, foram abordados procedimentos que todos devem dominar. Afinal, acidentes domésticos e situações emergenciais podem acontecer em todos os ambientes. Para Monique Santos, coordenadora do internato feminino, a formação permite socorrer, em quaisquer circunstâncias, além de estudantes e colegas, amigos e familiares. “É o tipo de aprendizado que levamos para a vida”, ressalta.

Devido às peculiaridades de um campus com extensa área territorial, o exercício de manobras relacionadas aos primeiros socorros contribui para o êxito do atendimento. Com a capacitação, os discentes ficaram mais confiantes para a realização da assistência inicial. “O treinamento é importante para aprender como ajudar as pessoas em situações difíceis, em momentos de necessidade, onde não é possível chamar a ambulância rápido”, explica Agnys Torres, estudante do curso técnico em Agroindústria.

Monique RCPNinho

Agnys RCP

Considerado pelos participantes como satisfatório e indispensável, almeja-se ampliar o treinamento, em larga escala, para toda a comunidade acadêmica.

Importante:

Os primeiros socorros são cruciais para a preservação da vida. Em caso de urgência e emergência, após o atendimento inicial, ligue para: SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193).