Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Estudantes do Campus São Cristóvão participam de orientação vocacional
CARREIRA

Estudantes do Campus São Cristóvão participam de orientação vocacional

Criado: Sexta, 13 de Outubro de 2023, 07h21 | Publicado: Sexta, 13 de Outubro de 2023, 07h21 | Última atualização em Sexta, 13 de Outubro de 2023, 08h56

Equipe de Psicologia da Unit aplicou teste que auxiliará na escolha profissional dos discentes

WhatsApp Image 2023 10 13 at 06.36.34A escolha da carreira profissional gera incertezas e inquietações nos jovens. Para dirimir dúvidas e auxiliar no processo de decisão, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus São Cristóvão, em parceria com a Coordenação de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), possibilitou a aplicação de teste vocacional aos discentes. Assim, no início deste mês, conduzidos pela equipe de Psicologia da Universidade, os estudantes dos 3º anos puderam identificar áreas com interesses e afinidades.

Ana Rita Madureira, pedagoga do Napne, explica que, durante à escuta aos discentes, foram observadas incertezas relacionadas à escolha profissional. “As dúvidas têm sido um motivo de angústia e, às vezes, até de desânimo”, destacou.

Diante de inúmeros cenário e perspectivas de atuação, a orientação vocacional representa um instrumento importante para auxiliar na definição da carreira. Para Domytilya Barbosa, coordenadora do Napne, a iniciativa proporcionou o autoconhecimento, ao identificar interesses e habilidades, auxiliando na tomada de decisões educacionais e de carreira mais alinhadas com o perfil do estudante. “Isso reduz a incerteza, economiza tempo e recursos, aumenta a motivação e ainda favorece a redução da evasão escolar”, defendeu.

WhatsApp Image 2023 10 13 at 07.04.14Teste vocacional

Alguns estudantes nunca tiveram acesso à orientação vocacional. Por isso, a oportunidade gerou expectativa entre os discentes. “Eu sou muito indeciso. Vai me ajudar bastante. Foi uma experiência de conhecimento pessoal que nunca tive”, afirmou Renato Gama, estudante do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática.

Composta por entrevistas e questões de múltiplas escolhas, a avaliação aplicada aos estudantes observa as áreas de WhatsApp Image 2023 10 13 at 06.43.10aptidão de cada um. Portanto, a proposta não é definir um curso específico, mas orientar acerca do campo de atuação. De acordo com Ariane Kluge, coordenadora pedagógica do curso de Psicologia, a partir da análise do questionário, da entrevista e de conversas é possível sugerir cursos que dialoguem com essas áreas de interesse, mapeadas pelo teste.

WhatsApp Image 2023 10 13 at 06.45.27Matemática e áreas comportamentais, apesar de distintas, foram os campos identificados por Bianca Félix, estudante do curso técnico em Agropecuária. Satisfeita com a conclusão, esclareceu que são áreas que possui afinidade. “Eu queria investir em Matemática ou Psicologia. Eu gosto muito da área da psicanálise, tenho interesse em estudar a mente humana. Matemática eu sempre tive aptidão, facilidade para aprender”, observou. Para ela, a docência representa o poder de reproduzir o conhecimento.

WhatsApp Image 2023 10 13 at 07.14.09 1WhatsApp Image 2023 10 13 at 07.32.35 WhatsApp Image 2023 10 13 at 07.16.15

Pré-Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 05 e 12 de novembro. O Exame é utilizado para acesso às universidades. Para auxiliar na preparação, o IFS-Campus São Cristóvão promove – todas as sextas-feiras, às 13h30, na Did. I, sala I – aulas para o Enem.