Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Documentário sobre Galileu ajuda na compreensão de assuntos de física
AUDIOVISUAL

Documentário sobre Galileu ajuda na compreensão de assuntos de física

Escrito por NATÁLIA DANTAS | Criado: Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 17h35 | Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 17h35 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 14h34

Encenada por alunos do IFS, obra mostra luta do astrônomo para desassociar religião da ciência

1O físico e astrônomo Galileu Galilei é tema de documentário produzido pelo professor Antônio José dos Santos, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus São Cristóvão. ‘O julgamento de Galileu’, título da obra, dispõe-se a destacar a emblemática luta de Galilei em desassociar a religião e a ciência. A montagem foi realizada com alunos do primeiro ano do curso de Agropecuária nas instalações do campus e utilizou técnicas de cinema.

Segundo Antônio José, professor de física e idealizador do projeto, o estudo analisa a utilização do vídeo como instrumento de mediação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, alternando a relação estudante e professor, criando novas expectativas em relação à postura pedagógica tradicional. Ele frisa, ainda, a atividade como relevante para o progresso do conhecimento dos discentes, como no desenvolvimento de expressões corporais e exprimir-se oralmente com correção e clareza. Ademais, acredita Antônio José, a ação corrobora para o incremento de conteúdos fundamentais na área da física, bem como reconhece o sentido histórico da ciência e da tecnologia, percebendo seu papel na vida humana em diferentes épocas e na capacidade do indivíduo transformar o meio, além de várias outras habilidades relevantes para a formação do discente.

Atuante no canal, por meio de postagens periódicas, todas no contexto da física, o docente vislumbra a atividade de produção de vídeos como um grande potencial educacional, por isso acredita que este trabalho pode auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem da disciplina que leciona e abrir caminhos para outros educadores aplicarem a metodologia em outros programas.

Assista ao documentário: