Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > IV Semana da Agroindústria e I Semana de Tecnologia de Alimentos acontece em São Cristóvão

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2015, 13h42 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

3A mescla paladar e ciência trouxe vivacidade a IV Semana da Agroindústria e I Semana de Tecnologia de Alimentos, promovida no Campus São Cristóvão, de 23 a 27 de março.

O mote 'Saber e Sabor' teve como foco proporcionar aos estudantes das áreas correlacionadas atualização dos conhecimentos técnico-científicos, trocar experiências com profissionais de alimentos e ex-alunos da instituição, bem como divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos discentes dos cursos-alvo.

Raquel Anne Ribeiro, coordenadora do curso de agroindústria, destaca o alcance da atividade ao ser realizada concomitantemente entre os cursos de nível médio e superior, uma vez que proporciona a construção de um ambiente saudável com a consolidação de ações, embora diferenciadas, colaborativas. Distingue o técnico em agroindústria como agente operacional, enquanto o tecnólogo em alimentos estaria voltado à inovação.

Oportunidades de vivenciarem experiências singulares são fatores apontados pelos estudantes. Tracy Anne Aquino, aluna do curso de alimentos, indica as oficinas e minicursos como itens relevantes para a consolidação do conhecimento fora da sala de aula. Ana Marluce Arão, estudante do curso superior, acredita que o diferencial do encontro está na diversidade do conteúdo temático. André Oliveira, técnico em agroindústria e aluno de alimentos, percebe os limites de atuação de cada profissional e a importância de atuarem juntos, no âmbito da segurança alimentar e qualidade final do produto.

A coordenadora do curso de alimentos, Emanuele Amorim, destaca o engajamento dos estudantes. "Notável a motivação e envolvimento dos alunos com as atividades do evento. Além da programação técnica, o evento contempla momentos artísticos e culturais", afirma.

Teatro

3xValer-se do aspecto lúdico para conscientizar e interagir com os discentes foi um atrativo para atingir o público-alvo. Gilmar Messias, professor, ressalta a relevância tratar o tópico desperdício com seriedade. "O profissional de agroindústria muitas vezes só é visto como aquele que vai trabalhar na manipulação de alimentos. Com a peça, pudemos mostrar que o desperdício de alimentos não é só lá, começa no campo com a colheita", pondera.

Os alunos tiveram total liberdade para criar as personagens. "Resgatamos questões como a produção de adubos com restos de alimentos, bem como a questão do Mesa Brasil, um programa tão rico, mas que poucas pessoas conhecem", explica.

A esquete 'De olho no desperdício' teve a direção de Ronison Ramonyz e o elenco composto por: Gilmar Messias, Stefane Maciel, Alice Lima, Pamella Alves, Danielle Braz, Lucas Lima, Emily Priscilla, Milena Pereira, Jamily de Jesus, João Victor Pimenta, Juliana Nascimento. A maquiagem ficou sob responsabilidade de Isabela Lopes e Izabelle Garcia.

Presenças

2xA solenidade de abertura foi realizada por Aílton Ribeiro de Oliveira, reitor do Instituto Federal de Sergipe. Compareceram à cerimônia Ruth Sales, pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Alfredo Franco Cabral, o diretor-geral do Campus São Cristóvão; Juliana Sério, diretora de ensino, Márcio Trindade, diretor de administração e Ana Carla Menezes, coordenadora de ensino do Campus São Cristóvão.