Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Jogos Interclasses acontecem até março

Jogos Interclasses acontecem até março

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Terça, 27 de Janeiro de 2015, 11h06 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08
2Começaram, na última semana, os Jogos Interclasses do Instituto Federal de Sergipe (IFS)- Campus São Cristóvão. Modalidades como futsal, handebol, voleibol, queimado, xadrez e atletismo pretendem entreter os estudantes em competições que acontecem até março.

A solenidade de abertura foi realizada no Campus Aracaju. As provas acontecerão nos dois campi, dependendo da especificidade da prova. Cerca de 100 alunos estão inscritos no torneio.

1A prática esportiva é estimulada na instituição. Os professores de educação física buscam estratégias, por meios distintos, para incentivar o desporto. Assim, o campeonato aponta como agente motivacional e de integração. De acordo com Róger Carlos, educador físico e organizador do torneio, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar o congraçamento entre as turmas e cursos, através da competição esportiva, além de evidenciar valores coletivos, solidários e éticos, através do esporte.

O ambiente institucional adquire traços festivos. "Constitui-se num momento de quebra da rotina escolar, integrando a comunidade de diversas formas, a saber: competindo, torcendo, contribuindo com a organização do evento. Porém, sem dúvida, a diversão e a catarse constituem-se nos aspectos mais relevantes dos jogos", aponta.

Curiosidades

I. Os jogos, ainda sendo interclasses, têm a participação dos servidores do campus. Eles integram equipes e, mesmo como convidados, competem com os alunos. A interação esportiva entre servidores e estudantes na instituição é histórica, característica que a comunidade busca manter incólume.

II. O torneio é ansiosamente esperado pelos alunos, mas estão cientes que o foco é o esporte e não o prêmio. "Os estudantes criam grande expectativa com relação aos jogos, inclusive confeccionam fardamento específico para essa finalidade, bem como, cria-se um clima saudável de disputa entre eles, entretanto, trabalhamos com a sensibilização, preconizando que a participação é o mais importante", explica.

III. Como deve ser um evento esportivo, os jogos escolares têm regras. Contudo, as solenidades que permeiam o campeonato apresentam surpresas. Róger destaca que, este ano, ocorreu um pedido de casamento em público, após o encerramento da solenidade oficial de abertura. O acontecimento inusitado foi visto de maneira positiva por todos os presentes. Afinal, como muitos estudantes são internos, passam a semana da instituição e retornam aos lares nos finais de semana, a comunidade acadêmica é vista, por parte deles, como extensão da família.

Quer saber mais sobre os Jogos Interclasses do IFS- Campus São Cristóvão? Acompanhe na rede social.