Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Condições de trabalho na citricultura é tema de pesquisa realizada pelos estudantes de Agroecologia

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Quinta, 27 de Fevereiro de 2014, 15h48 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

4Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Sergipe (IFS)- Campus São Cristóvão participam de projeto que estuda as condições de trabalho na citricultura em Sergipe. O levantamento, realizado entre os meses de julho e dezembro do ano passado, avaliou as características dos estabelecimentos, perfil dos trabalhadores rurais, comunicações de acidentes de trabalho, ambiente de trabalho nas áreas de produção, emprego de produtos químicos, vestimentas, equipamentos de proteção, operações, atividades desenvolvidas na produção e situação do transporte de trabalhadores. O estudo será concluído até maio.

3As investigações aconteceram nos municípios de Lagarto, Boquim, Salgado, Umbaúba, Itabaianinha, Cristinápolis, Tomar do Geru. “O levantamento serve para conhecimento da realidade da produção citrícola do estado e para despertar nos estudantes a necessidade de mudanças, que deverão ser implementadas no futuro, para que tenhamos trabalho digno no meio rural e alimentos saudáveis nas nossas mesas”, destaca a professora Marisa Borin, representante do IFS no projeto.

A docente explica que a parceria do IFS – Campus São Cristóvão, nessa atividade, atende a demanda do Ministério Público do Trabalho em Sergipe, por meio da 20ª Região. A Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (FUNDACENTRO/BA) coordena o projeto.

Envolvidos

2 A pesquisa tem a participação da Universidade Federal de Sergipe (UFS)- Campus Lagarto, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (FETASE), dos Sindicatos Rurais dos municípios envolvidos no projeto, além do Centro de Referência em saúde do Trabalhador (CEREST) – Lagarto e das Secretarias Municipais de Saúde. No IFS- São Cristóvão, integram a equipe de docentes atuantes no estudo, Eliane Dalmora, Liamara Perin, Marisa Borin da Cunha e Sarita Socorro Campos Pinheiro.