Página inicial > Últimas Notícias > São Cristóvão > Campus São Cristóvão promove curso sobre condições de trabalho em canaviais

Campus São Cristóvão promove curso sobre condições de trabalho em canaviais

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08 | Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2011, 16h37 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 18h08

Na manhã da última quarta-feira, 13, teve início no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus São Cristóvão o curso ‘Segurança e saúde na cultura da cana-de-açúcar’. O evento, que aconteceu até o dia 14, teve o objetivo de capacitar os estudantes do curso de Agroecologia que auxiliarão no processo de pesquisa sobre as condições de trabalho nos canaviais sergipanos.

Segundo o promotor-chefe do Ministério Público do Trabalho, Manoel Adroaldo Bispo, que palestrou durante o evento, é comum encontrarmos trabalhadores atuando na produção da cana-de-açúcar em situações degradantes. “Não podemos assistir a isso de camarote. Alguns deles serão mortos se não começarmos a agir”, destaca.

A ideia, segundo o promotor, é mudar a forma de atuação dos diversos órgãos envolvidos no processo de identificação da atividade escrava, bem como ampliar a qualidade do trabalho desenvolvido no campo. “Almejamos a união de esforços, uma ação conjunta”, enfatiza Bispo.

A coordenadora de ensino do Campus São Cristóvão, Juliana Sério, também participou do curso, representando a direção geral. Para ela, essa é uma oportunidade para que os estudantes vivenciem experiências que muitos só têm ao sair da vida acadêmica. “Será uma atividade enriquecedora para os alunos do curso de Agroecologia”, diz.

Presenças

Participaram da atividade Armando Xavier e Clóvis Meirelles, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego; Jiliney Experidião, auditor da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego; Nunes dos Santos, Viviane Rodrigues e Laniele Amarante, representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais de Sergipe; Carlos Hafbanner de Lima Costa, integrante da Associação dos Plantadores de Cana-de-açúcar de Sergipe; além das professoras Eliane Dalmora e Marisa Borim, do IFS - Campus São Cristóvão

.