Economista do Campus São Cristóvão publica artigo em revista científica
O estudo do coordenador teve início a partir do seu projeto de mestrado, sendo também utilizado em sua dissertação, com título semelhante ao do referido artigo. “A escolha do tema está relacionada ao fato de haver uma carência com relação aos estudos pautados em avaliações estatísticas. A grande maioria dos trabalhos faz uma avaliação qualitativa e não quantitativa”, destaca Wilton.
Artigo
Elaborado a partir do panorama de 1.243 municípios, fornecido pelo Crediamigo com dados referentes ao ano 2000, o trabalho investiga os impactos das operações de microcrédito na diminuição da pobreza. Orientado pelo professor Ricardo Santana, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o artigo representa uma nova fonte de pesquisa para os estudantes e profissionais da área de economia.
Para o pesquisador, o tema pobreza, sobretudo no que diz respeito às suas estratégias de combate, tem cada vez mais espaço na agenda nacional, motivado pela formulação de políticas federais nessa linha. “A ampliação dos programas de transferência de renda e as ações voltadas à concessão de crédito às camadas menos favorecidas da população são alguns dos instrumentos apresentados”, afirma, ressaltando que o artigo buscou avaliar os impactos dessas e de outras variáveis nos municípios nordestinos, utilizando recursos avançados de econometria.
Ex-professor da UFS e servidor do IFS – Campus São Cristóvão há sete anos, onde já assumiu o cargo de diretor geral durante quatro meses, Wilton salienta a importância da veiculação do material. “Ter um artigo aprovado e publicado por uma revista desse nível é sempre gratificante e denota o reconhecimento do trabalho como sendo de qualidade cientifica satisfatória. Saber que estamos contribuindo com a ciência nos torna ainda mais felizes”, declara.
Redes Sociais