Campus São Cristóvão realiza evento de acolhida aos novos discentes
Foram dois dias de atividades com o objetivo de integrar os alunos
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, o Campus São Cristóvão promoveu uma série de atividades voltadas a recepção dos novos discentes dos cursos técnicos integrados de nível médio, subsequentes, de nível superior e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A ação, que já é tradicional no Campus, foi organizada por uma comissão específica, formada por servidores da Direção de Ensino e docentes, além do apoio do Grêmio Estudantil Marcelo Déda Chagas.
Os objetivos principais do acolhimento foram boas-vindas aos novos alunos, apresentar os espaços físicos da Instituição e promover a integração entre eles e demais membros comunidade acadêmica, através de atividades lúdicas e educativas. Nos dois dias de evento, realizados nos três turnos, foram promovidas oficinas, rodas de conversa, exibição de filmes, apresentações artísticas, passeios pelas dependências do Campus com país e alunos e apresentações de setores administrativos, com os quais o discente terá contato no cotidiano acadêmico.
A estudante do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, Alice Almeida, 15 anos, conta que gostou bastante das atividades. “No primeiro dia, participei da oficina de teatro, pois me identifico bastante com a área, já no segundo, participei da roda de conversa sobre mídias sociais. Nos dois dias, debatemos de forma bastante instrutiva sobre os dois temas, o que foi bem bacana”, comenta a aluna.
A diretora de Ensino e presidente da comissão organizadora da acolhida, Ana Carla Menezes, destaca que o acolhimento é um momento ímpar, de grande satisfação para toda a comunidade acadêmica. “Estamos acolhendo a razão da nossa escola existir, que é o nosso aluno, afinal, sem ele não seriamos nada. O nosso aluno é primordial para o aperfeiçoamento dos nossos processos de ensino e aprendizagem, explica.
Espaço para palavra e ação
De acordo com Ana Cecília, psicóloga do Campus São Cristóvão e membro da organização, as atividades de acolhimento do campus São Cristóvão foram planejadas e desenvolvidas no intuito de criar um espaço de abertura da palavra e da ação dos novos estudantes junto aos demais, imprescindível para a criação de um clima de harmonia e respeito.
“A experiência de ser uma instituição secular com sistema de residência faz com que esse tema tenha um espaço especial no planejamento do campus, pois comprova a importância da convivência entre os estudantes. Nessa perspectiva, toda uma equipe de servidores, coordenada pela direção de ensino e pela gerência de apoio e inclusão, junto a direção geral, facilitou rodas de conversa sobre vários temas atuais, desde violência, sofrimento mental, redes e mídias sociais, preparação para o trabalho, entre outras”, ressaltou.
Ainda segundo a psicóloga do campus, o grêmio coordenou oficinas de artes, cultura e modalidades esportivas, proporcionando vivências que estreitavam novos laços de amizade entre os estudantes. Vários roteiros de visitação foram organizados com o objetivo de apresentar setores, serviços além da grande área de nossa grande fazenda a pais e estudantes durante a programação. A ação conjunta de a comunidade escolar é a marca de um acolhimento que mostra a escola como um espaço legitimo de expressão da juventude, da pluralidade de pensamento e da diversidade.
Na análise de Marco Arlindo Nery, diretor geral do Campus, o momento do acolhimento é muito importante, pois se trata do primeiro contato do estudante com a instituição. “É neste momento que ele começa a formular suas impressões sobre a nossa instituição, desta forma buscamos trabalhar temas que afligem a sociedade e em especial os jovens. Por outro lado, procuramos apresentar a estes estudantes e aos seus pais a nossa instituição. Para nós, também, este momento marca o início de um novo ciclo, visto que as atividades estão voltadas em grande parte aos estudantes ingressantes”, finaliza o diretor.
Redes Sociais