Estudantes do Campus São Cristóvão implantam horta medicinal em instituição filantrópica
Atividade de extensão uniu estudantes do curso de Agroecologia e crianças do Lar Esmeralda no município de São Cristóvão.
Estudantes do 7º período do curso de Agroecologia do Campus São Cristóvão realizaram na última segunda-feira, 27, a implantação de uma horta medicinal no Lar Esmeralda, instituição filantrópica sediada no município. As atividades foram coordenadas pela professora da disciplina Extensão Rural, Gleise Passos, em parceria com a professora Liamara Perin, especialista em Solos, com o objetivo de estimular na comunidade o cultivo de plantas medicinais.
A atividade de extensão durou quatro meses e foi dividida em três fases. “Num primeiro momento, fizemos a implantação de uma horta medicinal a partir da preparação dos solos e o plantio de mudas. Depois fizemos a manutenção da horta e o replantio de mudas com a participação das crianças atendidas pelo Lar Esmeralda e, por fim, promovemos uma oficina, enfatizando os benefícios do uso de plantas medicinais”, relata a professora Gleise.
Maurisete dos Santos Batista Silva, secretária executiva do Lar Esmeralda, ressaltou a importância das oficinas. “Ficamos encantados com a execução da oficina e a animação causada em nossas crianças, que puderam aprender sobre as ervas, seus benefícios para a saúde e como realizar o plantio”, confidencia Maurisete. Outra entusiasta da atividade foi a estudante Dayane Santos. “As aulas práticas são de suma importância. Essa vivência com as crianças nos proporcionou pôr em prática não só conteúdos de uma só disciplina, mas a junção de tudo o que aprendemos ao longo do curso”, declara a estudante.
Lar Esmeralda
O Lar Esmeralda é uma associação civil sócio-filantrópica, que atende 250 pessoas cadastradas e beneficiadas, sendo destas: 93 crianças de 0 a 11 anos, 32 adolescentes de 12 a 18 anos e 05 jovens de 19 a 24 anos. A associação possui vários projetos em execução como: alfabetização das mães, música e transformação social, apadrinhamento social, aula de inglês, aula de capoeira, bordado à mão, corte e costura, evangelização, atividades pedagógicas e recreativas, distribuição de vestuários, calçados e brinquedos, atendimento médico, orientações às mães, palestras educativas e preventivas e o fornecimento de refeições (sopa), além da distribuição mensal de cestas básicas para 60 famílias cadastradas e outras distribuições periódicas.
Redes Sociais