Página inicial > Últimas Notícias > Administração > Relatório de Gestão aponta que o IFS alcançou 83% das suas metas em 2023
PRESTAÇÃO DE CONTAS

Relatório de Gestão aponta que o IFS alcançou 83% das suas metas em 2023

Criado: Sexta, 26 de Abril de 2024, 15h48 | Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2024, 15h48 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 16h02

thumbnail capa anuncio relatorio Prancheta 1Documento ainda detalhou a execução dos programas e a aplicação dos recursos orçamentários em várias áreas

O ano de 2023 foi de grandes realizações e avanços estratégicos para o Instituto Federal de Sergipe (IFS). Esta afirmação baseia-se nos resultados apresentados no Relatório de Gestão, que foi publicado neste mês e aponta que a instituição alcançou 83% das suas metas. O documento é uma peça importante para a prestação de contas anual ao oferecer uma análise detalhada sobre a governança, a gestão de riscos e o planejamento organizacional. Ele também destaca as principais ações realizadas e a aplicação eficaz dos recursos, que permitem obter uma visão abrangente dos resultados alcançados pelo instituto ao longo do ano.

O presidente da comissão responsável pela elaboração e divulgação da prestação de contas do IFS foi o administrador Márcio Costa. Ele ressalta a importância do documento como balizador das ações institucionais. “O Relatório de Gestão é uma ferramenta estratégica, que possibilita demonstrar o desempenho alcançado, fornecendo subsídios para que as pessoas interessadas compreendam melhor os resultados dos processos, programas, projetos, iniciativas e ações”, explica Márcio.

numerosUm dos objetivos do Relatório de Gestão é o de explorar as operações do IFS para observar o progresso nas suas principais áreas de atuação. Entre os destaques de 2023, está o aumento na oferta de cursos e vagas, que alcançaram o número recorde de 4.010 novas vagas - no total, a instituição possui 7.766 matrículas ativas. Sobre o ano passado, o documento apontou que o IFS diplomou 1.227 estudantes, o que revela o impacto positivo na educação sergipana.

Outro ponto destacado no Relatório foi o investimento em assistência estudantil, que somou aproximadamente R$ 5,5 milhões, distribuído em mais de 7 mil auxílios. Na gestão e governança, o IFS obteve destaque na implementação de práticas sustentáveis e responsáveis, como a captação de recursos extraorçamentários e a melhoria contínua de processos internos. O documento ainda aborda a expansão das atividades de extensão e pesquisa, bem como a execução do 'Programa Mulheres Mil', projetos que são exemplos de como o IFS estende seu papel educacional para além dos muros da instituição e promove inclusão e desenvolvimento social.

ruthSobre as ações desenvolvidas pelo IFS que foram refletidas no Relatório de Gestão, a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, destaca a resiliência e o comprometimento da instituição em superar desafios financeiros e operacionais, e a capacidade de se manter fiel à missão de promover uma educação inclusiva e de qualidade. "Nossos esforços em expandir o acesso à educação superior e técnica refletem diretamente na vida de nossos estudantes e na comunidade ao redor", afirma a reitora.

Acesse o Relatório de Gestão 2023