Servidores do IFS assistem a videoconferência sobre ética no serviço público
Na Reitoria, participaram da videoconferência o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, além de diversos membros do Colégio de Dirigentes da instituição, como pró-reitores, diretores de campus, diretores sistêmicos e outros servidores das pró-reitorias e diretorias. O evento, iniciativa da Comissão de Ética do IFS, foi realizado com exclusividade para os servidores do instituto.
Técnicos administrativos e docentes também assistiram à videoconferência nos diversos campi do IFS, em salas preparadas especialmente para este fim. O objetivo do evento foi difundir informações sobre ética no âmbito do serviço público federal e possibilitar ao público-alvo a aquisição de conhecimentos sobre a conduta ética do servidor público federal.
O palestrante Américo Lacombe ressaltou, em sua fala, que pode parecer, à primeira vista, contraditório dizer que existe uma ética no serviço público distinta da ética geral. "Todos os órgãos da administração pública devem obedecer aos cinco princípios constitucionais: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Além disso, o servidor público não deve esquecer que todas as suas ações devem necessariamente levar a bons resultados", afirma.
Agradecimentos
O reitor do IFS fez questão de agradecer a Américo Lacombe pela palestra proferida, enfatizando que o tema em questão é de fundamental importância, especialmente no atual momento vivido em todo o mundo. "É necessário que juntos busquemos uma mudança de postura do servidor público e do serviço que ele presta à sociedade", diz.
O professor Ailton aproveitou a oportunidade para convidar o palestrante para vir pessoalmente ao IFS participar de um evento que trate especialmente sobre a ética pública, convite este que foi prontamente aceito por Lacombe.
A presidente da Comissão de Ética do IFS, Maria Selene Cabral, também agradeceu ao palestrante e ressaltou que a realização da videoconferência marca o início de um trabalho focado no servidor. "Pensamos em promover uma videoconferência tanto por poder alcançar um maior número de servidores quanto pela alta qualificação do conferencista, que abordou um tema pertinente, atual e de fundamental importância para a sociedade brasileira", declara.
Confira a conferência.
Redes Sociais