Consulado americano palestra à comunidade acadêmica sobre retirada de visto
O evento ocorreu no auditório do Centro de Pós-graduação e contou com a participação ativa de alunos e servidores
Na tarde da última quinta-feira, 8, integrantes da comunidade do Instituto Federal de Sergipe (IFS) participaram da palestra “Processo de solicitação de visto de estudos para os Estados Unidos”, que teve como principal objetivo a retirada de dúvidas sobre o trâmite. O encontro foi possível devido à parceria firmada pelo IFS com o Consulado dos Estados Unidos em Recife.
Na ocasião, o vice-cônsul William Hope e a assistente de vistos Cristiane Martinelli explicaram como funciona todo o processo de solicitação e análise para o aluno conseguir retirar o visto. Para se manter por dentro de todas as informações, a maior parte da ação foi destinada à retirada de dúvidas. De acordo com o assessor de Relações Internacionais, um dos principais objetivos do instituto é elevar ainda mais o nível educacional por meio da quebra de fronteiras na educação. “Escrever e falar corretamente a língua inglesa, que tem sido protagonista no tocante internacional e no desenvolvimento cientifico e tecnológico, é um diferencial que todos os estudantes precisam buscar”, explica Sampaio, que também esteve à frente da organização do evento.
Perspectiva
Glauber Rendel é aluno do curso técnico em Informática do IFS e pretende fazer intercâmbio para aprender uma nova língua e ter mais sucesso profissionalmente. “Eu vim para conhecer mais sobre o processo de retirada de visto e peguei alguns links indicados pelos palestrantes que eu ainda não conhecia”, diz Glauber. Cristiane Martinelli aponta que o aumento da informação facilita o processo de solicitação de vistos. “Queremos sempre passar mais informações, pois é muito importante para gente que o máximo de pessoas possíveis sejam informadas sobre o assunto para se preparar melhor. Nós fazemos essa ação em todo o Nordeste, exceto a Bahia”, enfatiza.
Na composição da mesa, também estavam a pró-reitora de Pesquisa e Extensão Chirlaine Cristine, o assessor de Relações Internacionais, Frederico Sampaio e, representando a reitora Ruth Sales, o pró-reitor de Ensino Alysson Barreto. “O evento traz informações relevantes para os estudantes que têm o sonho de estudar em outro país e não sabem como proceder. Essas ações são muito importantes dentro das instituições para guiar os nossos discentes”, declara Alysson.
Redes Sociais