Página inicial > Últimas Notícias > Propriá > Diretor-geral eleito do Campus Propriá espera promover o crescimento do Baixo São Francisco
GESTÃO 2022-2026

Criado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 09h07 | Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 09h09 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 09h09

O professor José Luciano Mendonça Morais aponta que, após implantar o primeiro curso de graduaçãopúblico e gratuito da região, a missão agora é consolidar esse projeto

Propriá LucianoNa sequência das entrevistas com os diretores-gerais do IFS, apresentamos o diretor-geral do campus Propriá, José Luciano Mendonça Morais. O professor ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe em 1994 e exerce a função de diretor-geral desse campus desde 2018. Ele teve seu mandato renovado para o próximo quadriênio, nas eleições realizadas em junho deste ano.

Aracajuano, filho de José de Oliveira Morais (in memorian) e Ghislaine Maria Mendonça Morais, nasceu em 1966. É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pós-graduado em Informática, também pela UFPB, e Mestre em Administração pela UNIFACS.

Durante sua carreira, foi consultor na área de informática em diversas empresas públicas e privadas, já atuou como pesquisador no Parque Tecnológico de Campina Grande - PB (1989), foi funcionário da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba, atuando como chefe do setor de processamento de dados. Também foi analista de sistemas na Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Na área acadêmica, foi professor da área de informática do SENAC-PB e professor substituto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). No IFS, além de atuar no campus Propriá, também exerceu outras atividades de gestão, entre elas, diversas funções de diretoria, foi pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e diretor-geral do Campus Estância. Após acumular tantas experiências, o docente diz ter as melhores expectativas, com a renovação da gestão para período 2022-2026.

Departamento de Comunicação/IFS: Professor, o que representa a educação para o senhor?

José Luciano Mendonça Morais: Um meio de transformar vidas.

DCOM/IFS: Por que optou por seguir essa profissão?

José Luciano Mendonça Morais: Acredito numa educação que tem por foco não pura e simplesmente formar pessoas técnicas no desenvolvimento de atividades laborais, mas capacitar pessoas para atuarem na profissão com uma perspectiva cidadã e que tenham criatividade de resolver problemas tecnológicos demandados pela sociedade com respeito ao meio ambiente.

DCOM/IFS: O que o motiva diariamente a exercer o magistério?

José Luciano Mendonça Morais: Ver o sorriso dos alunos ao alcançar seus objetivos.

DCOM/IFS: O que lhe parece mais desafiador? Por que escolheu se candidatar a diretor do campus?

José Luciano Mendonça Morais: Não é uma questão de desafio. Já estou à frente do campus Propriá há quatro anos, e, junto com nossa equipe, conseguimos tornar realidade o sonho da Sede Definitiva do Campus Propriá e implantar o primeiro curso de graduação público e gratuito do baixo São Francisco. Agora iremos consolidar esse projeto, o qual eu me debrucei de forma intensa e plena. Escolhi ser diretor do campus para contribuir para o desenvolvimento da região.

DCOM/IFS: Quais as principais propostas a serem desenvolvidas nos próximos quatro anos?

José Luciano Mendonça Morais: Para a gestão administrativa, nosso foco é consolidar o modelo de gestão democrática, transparente, ética e focada na inclusão social, no serviço à sociedade e na preservação do meio ambiente, conforme previsto no PDI do IFS. Estaremos atentos também às as características do campus Propriá e dos nossos servidores, sempre buscando fortalecer a comunicação entre os setores e a gestão.

Também é uma prioridade nossa contribuir no alcance na visão do IFS de “ser reconhecido pela formação integral dos cidadãos por meio da articulação entre ensino, extensão, pesquisa aplicada e inovação”. A ideia, além de propor a implementação de cursos na área agrícola, baseados em tecnologia e desenvolvimento sustentável, é promover ações que envolvam a comunidade interna e externa.

Já voltado para os discentes, a proposta prevê aperfeiçoar os procedimentos relacionados à Política de Assistência Estudantil e incentivar a participação dos alunos em atividades do campus e organizações estudantis, bem como acompanhar de forma continuada as suas demandas.

DCOM/IFS: Alguma mensagem ou comentário final?

José Luciano Mendonça Morais: A gratidão é um dos mais nobres sentimentos do ser humano. Já me sinto contemplado durante esse período que juntos, com nossa equipe, conseguimos tornar realidade o sonho da Sede Definitiva do Campus Propriá. Penso e coloco-me à disposição para consolidar esse projeto, o qual eu me debrucei de forma intensa e plena. Os princípios apontados serão os mesmos que fizemos durante essa caminhada. Conto com vocês para atingir tal objetivo.