Página inicial > Últimas Notícias > Propriá > Campus Propriá distribui kit lanches aos alunos
PNAE

Campus Propriá distribui kit lanches aos alunos

Criado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 21h01 | Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 22h47 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 13h16

A intenção é que o benefício seja ofertado de forma mais constante

Propriá 1Alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Propriá receberam na tarde desta sexta-feira (14), kits de lanches provenientes da agricultura familiar. Ao todo, 98 alunos dos cursos técnicos de nível médio foram contemplados com o benefício que possui dois a três conjuntos de alimentos como bolos, pães e biscoitos, propostos pela nutricionista do Campus São Cristóvão, Sharlene Santana, com teores nutricionais devidamente balanceados.

Propriá 2A reitora Ruth Sales Gama de Andrade lembrou que essa ação foi pensada logo após a pandemia, quando foram usados recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a compra e distribuição de cestas básicas para os alunos. “Após a pandemia ficamos impedidos de comprar as cestas e a partir daí pensamos em uma maneira de utilizar esse recurso em favor dos alunos. Foi quando tivemos a ideia de comprar, diretamente da agricultura familiar, os alimentos que compõem o kit lanche. O recurso ainda é muito pequeno para o número de alunos que o IFS possui, mas queremos ver se conseguimos expandir esse benefício por mais vezes”, ressaltou a reitora.

Propriá 4De acordo com Vagnan Silva, coordenador geral de Projetos de Estágios da DIAE, os kits são um complemento ao auxílio permanência que o aluno já recebe do Programa de Assistência ao Educando (PRAAE). “Por isso as entregas dos kits serão pontuais, distribuídas entre os meses de abril e junho, sendo que cada campus recebe quantidades diferenciadas porque os recursos para cada um, depende do número de alunos matriculados no ano de 2002”, explicou.

Apesar de ser ainda de forma pontual, essa primeira iniciativa de distribuição dos kits lanches é vista pela comunidade, como um passo para que seja uma ação permanente. “Vemos com um passo ou uma variável a ser abraçada pela instituição, a fim de reduzir, inclusive, a evasão escolar e fortalecer a permanência e o êxito dos nossos estudantes. O IFS vem sempre pensando em melhorar a condição do aluno para garantir que ele realmente consiga fazer o seu curso com qualidade”, destacou Ruth Sales.

Propriá 3O diretor geral do Campus Propriá, Luciano Mendonça, enfatizou que essa é uma demanda urgente da comunidade estudantil. “A alimentação é um dos nossos maiores pleitos. Aqui no Baixo São Francisco nos deparamos com situações de alunos que precisam do alimento para poderem estudar. Além disso, essa ação é também importante porque somos um campus agrícola e os recursos do PNAE, no caso do IFS, são 100% destinados aos agricultores familiares, que são em grande número, aqui na região. Portanto, é de suma importância aqui para nosso campus”, evidenciou o diretor.

Propriá 5Para Eduardo Althierry, do 3º período do curso Técnico Subsequente de Manutenção em Informática o kit é muito importante para os estudantes do Campus. “Achei bacana a ideia do kit saudável e torço para que seja implantado definitivamente no Campus Propriá. Por ficar próximo a uma BR, o aluno tem dificuldade em comprar algo. Além disso sei o quão é importante uma alimentação e ainda mais, saudável para os alunos”, concluiu.

Entenda o PNAE

Propriá 6O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Ele foi implantado em 1955 e seu gerenciamento é atribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Em todo o país, o programa de alimentação escolar atende cerca de 50 milhões de estudantes, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Ele oferece refeições produzidas com alimentos in natura, dando prioridade aos produtores rurais, já que a compra desses alimentos é realizada diretamente deles. Além disso, preserva a cultura de cada região nos preparos dos alimentos. Desde 2019 é estabelecido por lei que no mínimo 30% dos repasses do FNDE devem ser investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar.