SNCT 2025 movimenta o IFS Propriá com Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade
Evento fortaleceu ainda mais o diálogo entre ensino, pesquisa, extensão com a comunidade do Baixo São Francisco.
A ciência saiu dos livros, ganhou forma em robôs, drones, oficinas práticas e debates ambientais e tomou conta do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Propriá. Durante os dias 02 e 03 de dezembro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025 transformou a unidade em um espaço de experimentação, troca de saberes e construção coletiva de soluções voltadas ao território do Baixo São Francisco, com foco em inovação, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a programação integrou palestras, oficinas, atividades interativas e exposições, ampliando o olhar da comunidade acadêmica e externa sobre os desafios climáticos e o papel da ciência na promoção do desenvolvimento local.
A abertura do evento contou com a palestra “Viva o velho Chico: usos e desafios no Baixo Curso”, que destacou a importância do Rio São Francisco para a região e os desafios relacionados à sua preservação. Ao longo da programação, o público participou de atividades voltadas à ciência aplicada e à inovação, como ações sobre o uso de inteligência artificial generativa no ensino, campeonato de robôs, modelagem 3D e demonstrações do uso de drones em plantios.
No eixo agro e natureza, foram ofertadas oficinas que dialogaram diretamente com práticas sustentáveis e soluções baseadas na natureza, a exemplo de “Soluções baseadas na natureza: coberturas verdes na agricultura urbana” e “Confecção de iscas para captura de abelhas sem ferrão”, reforçando a integração entre tecnologia, meio ambiente e bem-estar social.
Sustentabilidade e protagonismo estudantil
As ações de sustentabilidade também marcaram a SNCT 2025 em Propriá, com o plantio de árvores no campus e a realização de um quiz interativo de conhecimentos, envolvendo estudantes e visitantes em atividades educativas e participativas. Outro destaque foi a Mostra de Projetos Integradores, desenvolvida pelos estudantes com foco na COP30, que culminou na premiação dos trabalhos que se destacaram.
Para a coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus, Thamilla Verçosa, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cumpre um papel estratégico na formação dos estudantes e no fortalecimento do vínculo com a sociedade. “A SNCT do Campus Propriá é um evento fundamental para aproximar a comunidade escolar do universo científico e tecnológico, estimulando o protagonismo estudantil, a criatividade e a pesquisa”, afirmou. Segundo ela, o evento também amplia o diálogo com a
comunidade externa, fortalecendo vínculos e promovendo a socialização de práticas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento local e regional.
Entre as oficinas ofertadas, a atividade: “Soluções baseadas na natureza: coberturas verdes na agricultura urbana”, ministrada pelo professor convidado Victor Gurgel, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), destacou-se pelo caráter teórico-prático. De acordo com o docente, a proposta foi apresentar os princípios das infraestruturas verdes e demonstrar como essas soluções podem contribuir para a melhoria ambiental e o bem-estar da comunidade.
“O encontro buscou sensibilizar os participantes sobre a importância da vegetação na regulação microclimática, no aumento da biodiversidade urbana e na promoção de ambientes mais saudáveis e sustentáveis”, explicou. A montagem prática de uma parede verde permitiu que os participantes compreendessem, de forma aplicada, como sistemas vegetados podem ser incorporados de maneira simples e acessível aos espaços escolares e urbanos, reforçando a relevância da educação ambiental e da adoção de soluções naturais no cotidiano.
Vivência estudantil
A SNCT 2025 também foi marcada pelo protagonismo discente. Para o estudante Tharsys da Silva, que ministrou a oficina “IA Descomplicada – da teoria ao seu dia a dia”, a experiência foi transformadora. Acostumado a participar do evento como ouvinte, desta vez ele vivenciou o outro lado da sala de aula.
Segundo o aluno, assumir temporariamente o papel de professor ampliou sua percepção sobre o processo de ensino-aprendizagem e a responsabilidade de compartilhar conhecimento de forma clara e acessível. Ele destacou ainda a importância da iniciativa para fortalecer a confiança, a criatividade e a inovação pedagógica, ressaltando que permitir que estudantes também ensinem torna a educação mais viva, colaborativa e conectada com as pessoas.
“Olhando para trás, ao fim dessa maratona de apresentações e aulas, o que sobra é um coração cheio de gratidão. Sou imensamente grato ao IFS por abrir esse espaço. Permitir que um aluno assuma o protagonismo, que ele tenha voz ativa e possa compartilhar seu conhecimento, é um ato de confiança gigantesco. Essa abertura para a inovação pedagógica — onde o aluno também ensina — é o que faz a educação ser viva e pulsante”, reflete o aluno.
SNCT e o compromisso com o futuro
A 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, convidando a sociedade a refletir sobre a interconexão entre terra e mar e sobre o impacto das escolhas humanas no futuro do planeta. A temática ganhou ainda mais relevância no contexto da Década da Ciência Oceânica, da realização da Conferência da ONU para o Oceano e do fato de o Brasil sediar a COP30.
A SNCT é um evento anual coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que busca aproximar o conhecimento científico do cotidiano das pessoas e promover a popularização da ciência no país. No IFS, o evento contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada Pop Ciência CNPq/MCTI nº 11/2025, e foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex).


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