Página inicial > Últimas Notícias > Propriá > Conversando sobre Consciência Negra

Conversando sobre Consciência Negra

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 12h03 | Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 15h30 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 12h03

20nov.consnegra.brasilA Coordenação de Assistência Estudantil (COAE) do Instituto Federal de Sergipe – Campus Propriá conlui mais uma etapa do projeto “Conversando sobre”, nos dias 10 e 17 deste mês cujas atividades foram referentes à “Consciência Negra”.

Durante os encontros a comunidade escolar foi convidada a debater questões referentes às contribuições dos negros para a sociedade brasileira. Além disso, foram abordados os movimentos de resistência negra e as formas de preconceito racial na atualidade, bem como as políticas públicas compensatórias.

Destaca-se a participação dos convidados Ivo de Oxossi, Celso de Ogum e Maires de Ossaim, membros do movimento negro da cidade de Propriá, os quais realizaram um bate-papo amplo e enriquecedor com os estudantes e servidores a respeito da importância do mês de novembro para reflexão das diferenças e do fortalecimento da identidade negra.

De acordo com o psicólogo do Campus Propriá, Thiago Siqueira, o objetivo do projeto “Conversando Sobre” é proporcionar aos estudantes um espaço para debate de ideias e práticas sobre temas transversais que atravessam o cotidiano escolar. E a assistente social Aline Barros, acrescenta que o referido projeto propõe estratégias de empoderamento dos alunos para a construção  de estratégias de enfrentamento aos problemas que interferem na vida escolar.

Segundo o aluno Hercules Camilo do 4º período do Curso Rede de Computadores deste Campus, “Refletir sobre temas relevantes como este amplia o debate entre os alunos, contribuindo para o fortalecimento da superação da discriminação racial e de todo seu legado histórico".

Sugestões para leitura, do Coordenador Maurício dos Santos, na Biblioteca Florival Santos: "Zumbi, o último herói dos Palmares"; "A África está em nós"; "Cultura negra, a ideologia do recalque".

Assessoria de Comunicação e Eventos - ASCOM