Página inicial > Últimas Notícias > Propriá > Aluna compõe equipe que criou projetos para facilitar compreensão da matemática
conectaif

Aluna compõe equipe que criou projetos para facilitar compreensão da matemática

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 08h10

A aluna do curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática do Campus Propriá, Fabrícia Karollyne Santos Resende, representou o IFS no evento Conecta IF Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”

Com o desafio de produzir protótipos e equipamentos para auxiliar nas aulas das disciplinas de matemática, física, química e biologia do ensino médio, a aluna Fabrícia Karollyne Santos Resende, representou o IFS no evento ConectaIF Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, organizado e coordenado pela professora Luciana Massukado, pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília (IFB).  Participaram deste evento 41 alunas de cursos técnicos e superiores de cada uma das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasil, separadas em quatro grupos, formando as equipes Quimbox, Matec, SCIENCE4ALL e Milevas Brasileiras.  A aluna Fabricia participou da equipe Matec na construção de três projetos voltados para a disciplina de Matemática, criando possibilidades de facilidade no ensino desta matéria entre os alunos do ensino médio do país.

A equipe de Fabrícia elaborou uma caixa de projeções geométricas para facilitar o ensino de formas e cálculos, com o auxílio de tecnologias que possibilitem o aprendizado além da teoria, mesclando entre o abstrato e o concreto. Também foi criado um equipamento no modelo de um tabuleiro, com um labirinto de desafios ambientais, utilizando bases matemáticas de lógica. As alunas também desenvolveram uma plataforma no formato de quiz com raciocínio lógico e probabilidade. Para a estudante, “este projeto foi excepcional”, pois a partir dele começou a “ter uma proximidade maior com a ciência e seus campos de trabalho, principalmente sobre a dificuldade da inserção da mulher neste campo do conhecimento e da tecnologia”. Em outubro, durante o evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá como tema “Ciência para redução das desigualdades”, haverá a apresentação dos resultados dos projetos produzidos pelas equipes.

Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”

O Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, não é uma competição, e sim um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e ocorreu entre os dias 7 a 10 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF.  Este projeto pretende, também, colaborar com três Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 estipulada pela ONU, e com duas metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que envolvem Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero e Redução de Desigualdades.

Fonte: Diretoria de Comunicação do Instituto Federal de Brasília (DICOM-IFB)