O Campus Propriá recebe mais uma edição do "Ciência na Escola"
O evento foi realizado em 26 de setembro, nas dependências do campus Propriá, e teve como objetivo promover atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.
Sob a coordenação das professoras Zélia Macedo (UFS) e Josiane Lopes (IFS), as atividades do "Ciência na Escola" incluiram palestras, apresentações culturais e sessões de apresentação de trabalhos na forma de comunicação oral.
A abertura do evento ficou por conta da EduCANTArte, grupo artístico do Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza, da cidade de Japoatã, que, coordenado pela professora Roberta Brito Lima, realizou a apresentação do "Bonde da Igualdade", versando sobre o respeito às questões de gênero, despertando o público presente à ter um olhar mais crítico sobre o tema.
Em seguida, a professora Susana de Sousa Lalic, do Departamento de Física da UFS, palestrou para os presentes sobre "Como funcionam as Bombas Atômicas", elucidando de forma bastante interativa e divertida acerca das propriedades de ativação desse dispositivo explosivo.
Dando seguimento às atividades, as alunas do IFS Campus Propriá, Adja Maíra e Paloma da Hora, apresentaram oralmente o trabalho desenvolvido com a professora Josiane Lopes que abordava sobre a "Utilização da computação desplugada como metodologia para ensinar conceitos computacionais em escolas públicas do município de Propriá", no qual os alunos são convidados a aprender sobre como os códigos binários ajudam no processamento de dados do computador.
Os alunos do Colégio Estadual Professora Roberta Ramalho de Souza, Lucas Emanuel e Anna Luiza, realizaram a sua apresentação sobre o tema "Conhecer para conservar na escola do campo: Importância ecológica das abelhas", orientados pela professora Andressa Sales Coelho (Unit), ressaltando a relevância das abelhas para o equilibrio dos ecossistemas.
Os participantes também contaram com uma exposição interativa sobre o "Show da Física", através de vários experimentos e equipamentos que foram apresentados pelo Departamento de Física da UFS, despertando o interesse acerca dos fenômenos físicos que nos cercam.
Para Leonardo Henrique, Gerente de Ensino do campus Propriá, "a ciência e a tecnologia são partes essenciais do mundo de hoje. Contribuir com a educação científica é investir em um futuro próximo, onde nossos jovens serão os protagonistas".
Redes Sociais