Página inicial > Últimas Notícias > Glória > IFS realiza projeto de extensão “Do campus para o campo”
Sintonize-se

IFS realiza projeto de extensão “Do campus para o campo”

Criado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 22h21 | Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 22h21 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 18h42

O programa é transmitido todos os sábados na Rádio FM Boca da Mata

Do Campus para o Campo CapaO Instituto Federal de Sergipe (IFS) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus do Sertão e a Rádio FM Boca da Mata está realizando o projeto de extensão “Do campus para o campo”. Todos os sábados é exibido um programa rural, com duração de 15 minutos, que possui o objetivo de dar dicas para os produtores e produtoras rurais que compõem o alto sertão sergipano.

A iniciativa é de suma importância para a comunidade acadêmica, pois estabelece uma relação entre as instituições e com o alto sertão sergipano. Dessa forma, existe a possibilidade de aproveitar um meio de comunicação tão utilizado pela comunidade para comunicar, aproximar e espalhar o conhecimento científico.

“A realização de um programa de rádio requer que nós, professores e pesquisadores,  repensemos as nossas práticas, a nossa forma de mediar o conhecimento científico com a população em geral. Isso requer o desafio de falar para todos e todas, de forma acessível e democrática, mas ao mesmo tempo preservando a rigidez do conhecimento científico.”, disse a professora e coordenadora do projeto Aline Ferreira da Silva.

Do Campus para o Campo PrintPara ela, promover um projeto como esse exige uma responsabilidade maior de todos os docentes em democratizar o acesso à ciência, permitindo que toda a população possa adquirir saberes antes bastante restritos e transformando-os em práticas mais funcionais e produtivas para todo o estado.

“Como todos os temas que escolhemos são baseados em demandas suscitadas pelos pequenos agricultores e agricultoras, nós chegamos até eles com instruções que podem melhorar a sua produção agrícola  e Agropecuária. De forma objetiva, podemos dizer que o programa auxilia no desenvolvimento rural e na melhoria de vida dos produtores.”, acrescenta.

Para acompanhar o programa, basta sintonizar na Rádio FM Boca da Mata 104,9, uma rádio transmitida de Nossa Senhora da Glória e que alcança todo o alto sertão sergipano.