VII Jornada Pedagógica do Campus Glória discute a avaliação da aprendizagem
O tema desta edição surgiu a partir de necessidades percebidas pelos professores e demais envolvidos na área de ensino no decorrer do último semestre letivo. O objetivo do encontro foi promover uma discussão e reflexão sobre a eficiência dos atuais modelos de avaliação da aprendizagem e, a partir dessa discussão, planejar as ações que serão adotadas no próximo semestre. “Esses momentos precisam ser mais frequentes, pois a escola é viva e dinâmica, ela se renova. O tema deste encontro, "a avaliação", não se restringe apenas ao modo de mensurar o aprendizado do aluno, vai muito além, é um instrumento através do qual podemos entender como estão acontecendo todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem” explicou a pedagoga Danise Gonçalves.
Oficinas e rodas de conversa fizeram parte da programação, que contou com a participação das ministrantes Flávia Rocha, do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Aracaju, e Elze Plácido, consultora de educação e professora da rede pública de ensino. Entre os assuntos abordados estão: Dificuldades de aprendizagem: reflexões e possibilidades educativas sobre o “não aprender”; Avaliação da aprendizagem: Entre o dito e o prescrito e Instrumentos para avaliação da aprendizagem.
Para o professor José Horimo, um dos participantes, a Jornada Pedagógica é importante, pois contribui para refletir as práticas educativas, mostrando que avaliação é mais do que verificação de conteúdo. “Para mim foi uma das melhores Jornadas Pedagógicas que participei, pois priorizou ouvir os professores e construir coletivamente soluções para a realidade do Campus Glória”, avaliou.
A consultora de educação, Elze Pácido, elogiou o evento e a escolha do tema. “Parabenizo o Campus por trazer essa temática tão importante para o encontro. É preciso desmistificar o olhar sobre avaliação da aprendizagem. O aluno não pode ser classificado como bom ou ruim a partir de uma nota numa avaliação objetiva, é preciso trazer outros elementos avaliativos para dentro do processo educacional”, ressaltou.
Redes Sociais